Pesquisa revela que mulheres são maioria entre usuárias do BC Bus
Uma pesquisa feita pela Auto Viação Suzano revelou que quase dois terços dos usuários do transporte coletivo gratuito BC Bus são mulheres. Elas aproveitam o serviço principalmente para ir ao trabalho e, na maioria, estão satisfeitas com a experiência.
De acordo com os dados, 68% das pessoas usam o BC Bus para suas rotinas profissionais, enquanto 18% utilizam para estudar. A maior parte dos passageiros é da própria Balneário Camboriú, mas também vêm de cidades como Camboriú e Itajaí. Isso poderia mudar bastante se houver uma integração nos sistemas de transporte coletivo das duas cidades.
A linha mais popular do BC Bus é a Linha Verde, que vai de Nova Esperança ao Hospital Unimed e atende diversos bairros ao longo do caminho. A maioria dos usuários aprovou os trajetos, mas ao mesmo tempo, quase 40% acredita que os horários poderiam ser melhores. Muitos pediram mais opções de horários durante a pesquisa.
Os motoristas receberam uma avaliação positiva de 97%, em termos de qualidade e comportamento, enquanto a limpeza dos ônibus foi aprovada por mais de 98% dos usuários. Porém, os abrigos de ônibus não passaram o mesmo pano: 32% dos entrevistados acharam que eles são ruins ou muito ruins, e 40% reclamaram da sinalização orientativa.
Entre os que participaram da pesquisa, 63% não têm carro, 14% possuem um automóvel e 18% se locomovem de bicicleta. Além disso, 79% mencionaram usar Uber como uma alternativa. Quando perguntados sobre os melhores horários para viajar, a maioria indicou momentos entre 6h e 8h30, assim como das 18h às 19h e em torno das 22h.
A pesquisa aconteceu entre 17 e 29 de junho de 2025, com 447 pessoas participando. Os entrevistados puderam acessar a pesquisa de forma voluntária pelo portal da BC Bus, usando QR Codes dispostos nos encostos dos assentos nos ônibus.