Balneário Camboriú

Prefeita de BC responde a críticas sobre internações involuntárias

A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, lançou um vídeo nesta segunda-feira (1º) para responder às críticas surgidas após uma matéria exibida no programa Fantástico, da TV Globo. A reportagem falava sobre as internações involuntárias de pessoas em situação de rua na cidade e gerou bastante polêmica.

Juliana se defendeu afirmando que o atendimento realizado no município é pautado por respeito, eficiência e legalidade. Ela destacou que não há espaço para maus-tratos em Balneário Camboriú. “Aqui não existe improviso ou abuso. Existe sim um trabalho sério e responsável”, garantiu a prefeita.

Os serviços oferecidos pela prefeitura incluem acolhimento, assistência social, tratamento e, quando necessário, a internação involuntária. Tudo isso, segundo ela, é feito com base em critérios técnicos e sempre com respaldo jurídico.

Internações envolvem protocolo respaldado pelo MPSC

As internações involuntárias foram reinstituídas em Balneário Camboriú em junho, após uma pausa por conta de denúncias de abordagens inadequadas. A implementação desse serviço só foi viável após um acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que definiu regras rigorosas para assegurar a dignidade e os direitos dessas pessoas.

No vídeo, a prefeita enfatizou que a cidade possui uma das estruturas mais completas do Brasil para esse tipo de atendimento. Para sanar os problemas anteriores, a equipe multidisciplinar foi ampliada e o programa “Resgate à Vida BC” foi reforçado. Juliana ressaltou que seguirem protocolos é fundamental e que todo o processo conta com a aprovação do MPSC.

Além disso, a prefeita abordou a complexidade da situação, que envolve não só o acolhimento das pessoas, mas também a necessidade de garantir a segurança e a ordem pública na cidade. “Temos a obrigação de garantir a ordem pública e a segurança, tanto para os trabalhadores, moradores quanto para os turistas”, ponderou.

No fechamento do pronunciamento, ela reafirmou seu compromisso: “Acredito que ninguém encontra dignidade morando na rua”. O vídeo completo da fala da prefeita está disponível para quem quiser conferir.

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo