Balneário Camboriú

BC dá início à temporada náutica com 47 chegadas e 160 mil cruzeiristas esperados

A temporada de cruzeiros em Balneário Camboriú começou com tudo nesta quinta-feira (13) e vai até 2 de abril de 2026. Ao todo, estão previstas 47 escalas, com uma expectativa de receber cerca de 160 mil passageiros. O primeiro navio a chegar foi o Seabourn Venture, que aportou às 7h, vindo do Rio de Janeiro, e deve zarpar às 18h com destino a Montevidéu. Durante a temporada, teremos datas especiais — em 23 de dezembro, 25 de janeiro, 2 e 14 de fevereiro — com dois navios chegando simultaneamente.

A Prefeitura de Balneário Camboriú preparou um plano de ação em parceria com o Atracadouro Barra Sul e o 12º Batalhão da Polícia Militar. Essa reunião, realizada na terça-feira (11), foca em várias frentes para garantir que tudo aconteça com segurança e organização. Isso inclui trânsito, segurança pública, controle sanitário, fiscalização urbana e até a coleta de resíduos durante os dias em que os navios estiverem na cidade.

Porto de Embarque e Desembarque

Balneário Camboriú também passou a ser um porto de embarque e desembarque nesta temporada, competindo com grandes cidades como Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Maceió e Itajaí. O primeiro embarque local está agendado para 26 de janeiro de 2026, a bordo do MSC Preziosa, com rumo a Punta del Este no Uruguai.

O Atracadouro está de braços abertos, com uma infraestrutura já adaptada, após sete temporadas de operação. Eles terão áreas específicas para o fluxo de passageiros e escaneamento de bagagens, além da transformação em um espaço onde órgãos federais poderão realizar fiscalização e controle aduaneiro, tudo isso com um olhar atento para a segurança e saúde dos passageiros.

Impacto Econômico

Um levantamento feito pela CLIA Brasil, em parceria com a FGV, revela que cada passageiro deve gastar em média R$ 710 nas cidades que visitam e R$ 920 nos portos de embarque e desembarque. Isso traz um impacto significativo nas áreas como hospedagem, alimentação, transporte e serviços turísticos.

Em resumo, entre novembro e abril teremos 47 escalas e dias em que dois navios estarão juntos no porto. E pela primeira vez, teremos embarques partindo de Balneário Camboriú, tudo sob uma operação integrada entre a prefeitura, o Atracadouro e as forças de segurança. Essa movimentação promete trazer muito mais vida e economia para a cidade!

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo