Balneário Camboriú

Casal é hospitalizado por intoxicação de metanol em BC

Um casal se internou no Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, após consumir uma bebida alcoólica contaminada com metanol em um bar na Rua Palestina, neste sábado (18). A situação, que chamou a atenção, levou os dois até a UPA das Nações durante a madrugada, apresentando sintomas que sugeriam uma intoxicação.

De acordo com o Tenente-coronel Rafael Vicente, do 12º BPM, um exame preliminar confirmou a presença de metanol na bebida. A Polícia Civil também foi acionada e, logo após, a bebida, um uísque da marca Olden Wack, foi apreendida e enviada para perícia, que vai investigar a situação mais a fundo.

Além disso, a Vigilância Sanitária do município entrou em campo para fiscalizar o bar onde a bebida foi vendida. Um alerta importante, já que essa é uma situação bem séria e que pode ter consequências graves.

A equipe do ND Mais tentou contato com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina para obter mais detalhes sobre o caso, mas até o fechamento deste texto, não havia retorno.

Primeiro caso de intoxicação por metanol em Santa Catarina

Curiosamente, esse pode ser o primeiro registro de intoxicação por metanol no estado. Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, até sexta-feira (17), o Brasil contava com 133 notificações de intoxicação por metanol, sendo 46 casos confirmados e 87 em investigação.

São Paulo lidera a lista com 38 casos confirmados e 44 em investigação, enquanto outros estados como Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul também registraram casos. Chama a atenção que, até agora, oito mortes foram confirmadas no país, seis em São Paulo e duas em Pernambuco.

Esses números são alarmantes e ressaltam a importância de ter cuidado com as bebidas consumidas. Neste cenário em constante atualização, o cuidado é sempre fundamental.

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo