Atleta de Balneário Camboriú ganha ouro em Jogos Universitários 2025
A atleta Brenda Thalita de Lima, de 24 anos, é uma verdadeira estrela dos esportes! Ela faz parte da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú e recentemente ganhou a medalha de ouro nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2025. A competição começou no domingo (5) e acontece até o dia 18 de outubro, em Natal (RN). Representando Santa Catarina, Brenda brilhou na categoria poomsae do taekwondo, garantindo o primeiro lugar na quinta-feira (9).
Essa é a terceira vez que Brenda participa dos JUBs. Em edições passadas, ela já havia conquistado algumas medalhas, mas agora é a primeira vez que sobe ao lugar mais alto do pódio.
“Foi uma batalha um pouco árdua, não é fácil, ainda mais sendo atleta e universitária. Quero agradecer à Fundação Municipal de Esportes pelo suporte que me deu em todas as competições, ao meu técnico, meu mestre, Felipe Cunha, que é funcionário da Prefeitura e me ajudou muito nesses cinco anos”, declarou Brenda, mostrando toda a sua gratidão.
Os JUBs, organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), reúnem mais de 7 mil atletas de 312 instituições de ensino. Brenda, que estuda na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e já tinha se destacado na categoria kyorugui, agora brilhou no poomsae.
“Não sei nem como me expressar. Estou muito feliz, mas também muito focada, porque estou me preparando para o Campeonato Brasileiro, que acontece no sábado da próxima semana”, compartilhou a atleta, equilibrando as emoções da vitória e os próximos desafios.
O técnico da FME, Felipe Cunha, ressaltou que esse resultado é fruto de um trabalho que começou em 2019. “Desenvolvemos uma metodologia que aplicamos com as categorias de base. Esse trabalho já trouxe resultados. A equipe masculina ganhou o terceiro lugar nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina deste ano, e a Brenda também auxilia nos treinos dos mais jovens”, explicou.
Brenda se destaca ainda mais, pois, há dois anos, é atleta reserva da seleção brasileira de taekwondo. Em 2024, ela foi titular na categoria trio de poomsae e participou do campeonato mundial em Hong Kong, na China. Recentemente, teve a oportunidade de treinar na Coreia, numa atividade promovida pela Confederação Brasileira de Taekwondo.
A atleta acumula uma bela coleção de títulos estaduais e nacionais, sendo bicampeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e invicta há mais de dois anos na categoria poomsae. No cenário nacional, já conquistou vitórias em diversos campeonatos brasileiros. Sem dúvida, uma verdadeira inspiração para todos nós!