Balneário Camboriú

Atleta de Balneário Camboriú ganha ouro em Jogos Universitários 2025

A atleta Brenda Thalita de Lima, de 24 anos, é uma verdadeira estrela dos esportes! Ela faz parte da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú e recentemente ganhou a medalha de ouro nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2025. A competição começou no domingo (5) e acontece até o dia 18 de outubro, em Natal (RN). Representando Santa Catarina, Brenda brilhou na categoria poomsae do taekwondo, garantindo o primeiro lugar na quinta-feira (9).

Essa é a terceira vez que Brenda participa dos JUBs. Em edições passadas, ela já havia conquistado algumas medalhas, mas agora é a primeira vez que sobe ao lugar mais alto do pódio.

“Foi uma batalha um pouco árdua, não é fácil, ainda mais sendo atleta e universitária. Quero agradecer à Fundação Municipal de Esportes pelo suporte que me deu em todas as competições, ao meu técnico, meu mestre, Felipe Cunha, que é funcionário da Prefeitura e me ajudou muito nesses cinco anos”, declarou Brenda, mostrando toda a sua gratidão.

Os JUBs, organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), reúnem mais de 7 mil atletas de 312 instituições de ensino. Brenda, que estuda na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e já tinha se destacado na categoria kyorugui, agora brilhou no poomsae.

“Não sei nem como me expressar. Estou muito feliz, mas também muito focada, porque estou me preparando para o Campeonato Brasileiro, que acontece no sábado da próxima semana”, compartilhou a atleta, equilibrando as emoções da vitória e os próximos desafios.

O técnico da FME, Felipe Cunha, ressaltou que esse resultado é fruto de um trabalho que começou em 2019. “Desenvolvemos uma metodologia que aplicamos com as categorias de base. Esse trabalho já trouxe resultados. A equipe masculina ganhou o terceiro lugar nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina deste ano, e a Brenda também auxilia nos treinos dos mais jovens”, explicou.

Brenda se destaca ainda mais, pois, há dois anos, é atleta reserva da seleção brasileira de taekwondo. Em 2024, ela foi titular na categoria trio de poomsae e participou do campeonato mundial em Hong Kong, na China. Recentemente, teve a oportunidade de treinar na Coreia, numa atividade promovida pela Confederação Brasileira de Taekwondo.

A atleta acumula uma bela coleção de títulos estaduais e nacionais, sendo bicampeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e invicta há mais de dois anos na categoria poomsae. No cenário nacional, já conquistou vitórias em diversos campeonatos brasileiros. Sem dúvida, uma verdadeira inspiração para todos nós!

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo