Brasileiros derrotam EUA e atleta de BC é campeão mundial de Maxibasketball
O atleta Alex Segala, que mora em Balneário Camboriú, trouxe um motivo de orgulho para o Brasil ao integrar a seleção brasileira master de basquete. Ele e sua equipe conquistaram a medalha de ouro na categoria +75 da 17ª edição do Campeonato Mundial de Maxibasketball. A competição foi realizada em Ticino, na Suíça, e a final aconteceu no último sábado (5), onde o Brasil venceu os Estados Unidos, que também estavam invictos até então.
Além de ser um jogador, Alex assumiu ainda a função de capitão e técnico da seleção. Ele acredita que essa configuração ajudou a melhorar o desempenho dos atletas em quadra. “Começamos a nos preparar lá em novembro. Atuei como coordenador técnico e capitão para manter o foco total dos jogadores. E deu certo!”, contou ele.
A conquista desse título mundial foi resultado de meses de treinamento e muito planejamento. A seleção superou todas as dificuldades ao longo do torneio, até atingir a final e garantir a vitória.
Alex não é um novato no basquete: ele é coordenador da Federação Brasileira de Basquetebol Master (FBBM) e tem uma longa trajetória no esporte. Começou sua carreira em Santa Maria (RS) e foi técnico em Caxias do Sul antes de se mudar para Santa Catarina. Em 2005, fundou a Associação de Basquete Master de Blumenau (ABBLU), que tem crescido desde então.
Em sua carreira, Alex participou ativamente de competições tanto nacionais quanto internacionais, como os campeonatos brasileiros, pan-americanos e mundiais organizados pela FBBM e pela Federação Internacional de Maxibasketball (FIMBA). Ele já conquistou títulos importantes ao longo dos anos, incluindo campeonatos nacionais e pan-americanos, e um vice-campeonato mundial.
Para a Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, essa conquista é um grande marco para o esporte na região, destacando a importância do envolvimento de atletas experientes em competições de alto nível.