Praias de Santa Catarina apresentam melhora na balneabilidade
O cenário das praias de Santa Catarina está se apresentando mais otimista nos últimos dias. Recentemente, foi divulgado que, dentre os 260 pontos monitorados no estado, 184 estão próprios para banho. Isso representa 70,77% das coletas, um aumento em relação ao relatório anterior, que apontava 67,69% de pontos adequados.
Na semana anterior, o número de praias em boas condições era 176, e o total de impróprios somava 84. Embora a situação tenha melhorado em várias áreas, em Florianópolis, a situação se manteve estável. A capital possui 88 pontos monitorados, dos quais 61 (69,32%) são adequados para banho e 17 estão impróprios.
Índices estaduais e a situação das praias em Santa Catarina
Como parte das mudanças, a Praia Central de Balneário Camboriú viu uma queda. Depois de alcançar 100% de balneabilidade, um dos pontos voltou a ser considerado impróprio devido a uma coleta realizada na quarta-feira (18), que apontou baixa qualidade no Pontal Norte.
É importante lembrar que a presença da bactéria Escherichia coli é o critério principal para determinar se a água é segura. De acordo com as normas do Conama, um ponto é considerado próprio quando 80% das amostras das últimas cinco semanas têm, no máximo, 800 unidades de E. coli por 100 ml. Se mais de 20% das amostras excedem esse limite, ou se a coleta mais recente mostra mais de 2 mil unidades, o ponto é considerado impróprio. Isso pode representar riscos como dermatites, conjuntivite e até infecções gastrointestinais.
Como consultar praias impróprias para banho
Se você está pensando em ir à praia e quer conferir a situação das balneabilidades, é bem fácil. O site oficial do IMA (Instituto do Meio Ambiente) fornece todas as informações que você precisa. Aqui vai um passo a passo de como consultar:
- Acesse o portal: Vá até balneabilidade.ima.sc.gov.br.
- Entenda as cores: Azul significa que a praia está própria para banho e vermelho, imprópria.
- Busque por localidade: Você pode procurar no mapa ou no menu lateral na aba “Praias”.
- Filtre a pesquisa: Escolha o município e o balneário para ver as coletas específicas.
- Consulte o histórico: O site permite que você veja a situação da balneabilidade em datas anteriores.
Com essas informações, fica muito mais fácil planejar um dia de sol e mar com segurança, não é mesmo?



