Praia Central melhora balneabilidade; Pontal Norte impróprio
Dados divulgados nesta terça-feira (20) pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) mostram que a Praia Central de Balneário Camboriú está quase 100% liberada para banho. Esses dados dizem respeito às coletas feitas na segunda-feira (19) em diversos pontos ao longo do litoral catarinense.
De acordo com o relatório, só foram encontrados dois locais na cidade com resultados negativos: o Pontal Norte, perto do Canal do Marambaia, e a Lagoa de Taquaras. Nos outros pontos analisados, a água foi considerada apropriada para os banhistas.
Auri Pavoni, diretor-presidente da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), comentou que essa melhoria é um grande avanço em comparação com períodos anteriores, quando a situação da balneabilidade era preocupante. “É um resultado excelente, principalmente se observarmos o que ocorreu nos últimos meses. Desde dezembro, antes mesmo do início da alta temporada e agora já passando pela segunda metade de janeiro, as praias de Balneário Camboriú têm se mantido seguras para banho, o que demonstra a consistência dos resultados”, afirmou.
Segundo Pavoni, essa boa notícia está diretamente ligada ao funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Nova Esperança. Ele destacou que a estação tem operado com uma eficiência superior a 80% desde dezembro, mesmo com o aumento significativo da carga durante a temporada. Esse desempenho tem sido fundamental para melhorar a balneabilidade das praias.
Sobre o caso do Pontal Norte, próximo ao Canal do Marambaia, Pavoni explicou que o resultado negativo foi causado por um vazamento de esgoto descoberto recentemente no emissário. “Esse problema impactou diretamente os resultados da região. A Emasa já realizou o conserto do emissário e está fazendo melhorias no sistema de drenagem da Avenida Atlântica. A expectativa é que as análises futuras do IMA mostrem um cenário ainda melhor, permitindo que a Praia Central tenha 100% de pontos próprios para banho”, ressaltou.
ele também mencionou planos para ações futuras. “Vamos nos empenhar ainda mais em 2026. Em março, daremos início à retomada das obras do programa Praia 100% Limpa, que será essencial para garantir a balneabilidade da nossa orla de forma definitiva. Embora estejamos felizes com os resultados atuais, sabemos que precisamos avançar continuamente para assegurar qualidade ambiental e segurança para moradores e turistas.”



