ItajaíNotícias

Vivência na CEI do Bairro Cordeiros em Itajaí: Valorização da Cultura Indígena

A turma do Jardim do Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Cássia Maria Schnaider, do bairro Cordeiros, participou de uma emocionante vivência voltada para a valorização da cultura indígena. Essa atividade, parte do projeto Kizomba, proporcionou às crianças uma experiência enriquecedora sobre os costumes e tradições dos povos indígenas.

Foto: Prefeitura de Itajaí

Entenda mais: Jovem Ciclista Morre em Trágico Acidente na Saída do Ferry Boat em Itajaí

Conexão com a Cultura Indígena

A professora de Múltiplas Linguagens do CEI, Aline Thaís, realizou uma série de dinâmicas cativantes com os alunos, após a leitura do livro “Sou indígena e sou Criança”, de César Obeid, que aborda vocábulos, objetos e tradições dos índios.

Durante essa atividade, os pequenos aprenderam a confeccionar um cocar, uma espécie de coroa feita com penas naturais, e conheceram palavras importantes da cultura indígena, como oca, curumim e cacique. Além disso, exploraram pinturas corporais, aprendendo como os indígenas se vestem para festividades. No almoço, as crianças tiveram a oportunidade de apreciar peixe, um dos principais alimentos da cultura indígena.

Leia agora: Biblioteca Pública de Itajaí Realiza Inventário: Detalhes do Fechamento Temporário

Conscientização e Arte

Com efeito, a professora Aline também conduziu uma atividade voltada à conscientização sobre a importância da chuva para os indígenas. Nesse contexto, os alunos prioritariamente confeccionaram um ‘pau de chuva’ para ilustrar a significância das chuvas para essa comunidade. Essa ação buscou conscientizar sobre a importância de preservar os rios, evitando a poluição, e refletir sobre os impactos das cheias nas comunidades locais.

A saber: a vivência culminou com a apresentação do trabalho da artista e ativista do Pantanal Mato-Grossense, Rita Ximenes, que retrata, por meio de sua arte, a importância da preservação dos rios e matas ciliares. Inspiradas por esse trabalho, as crianças reproduziram uma das obras da artista, utilizando esponjas de cozinha e rolhas de vinho como carimbos.

Impacto na Educação Infantil

“Nossas crianças amaram todas as vivências propostas. Com certeza, mais uma rica experiência para ficar na memória de cada uma delas”, enfatizou antes de tudo a diretora da unidade, Daisy Bacca.

Veja também: Procon de Itajaí promove o 3º Mutirão Limpa Nome

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button

Em qual grupo você se encaixa?

Você está negativado?