Balneário Camboriú

Tubarão que ‘caminha’ nas águas é visto em SC

Balneário Camboriú ganhou um novo atrativo que promete encantar os visitantes: três filhotes de tubarão-bambu! Essas pequenas criaturas, conhecidas por sua habilidade de “caminhar” no fundo do mar, já estão disponíveis para serem apreciadas no Oceanic Aquarium, na Barra Sul.

Os filhotes chegaram ao aquário após serem nascidos em um local de São Paulo. O tubarão-bambu-marrom, ou Chiloscyllium punctatum, é uma espécie que está na lista de quase ameaçada de extinção, segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). O tamanho desses peixinhos é bem modesto, alcançando até 1,20 metro. Eles são encontrados em regiões como Indonésia, Filipinas, Malásia, Tailândia e Austrália, sempre pertinho dos recifes de corais.

Esses tubarões desempenham um papel crucial no ecossistema marinho, pois cuidam da população de pequenos invertebrados, ajudando a manter o equilíbrio natural. Eles se aventuram em águas que chegam a 50 metros de profundidade e, quando você os vê, parece que estão dançando sobre o sedimento do fundo do mar.

### Tubarão-bambu: o caminhante do fundo do mar

Uma das coisas mais fascinantes sobre os tubarões-bambu é a sua forma de locomoção. Eles usam as nadadeiras peitorais e pélvicas em um movimento alternado, que cria a ilusão de que estão caminhando. Essa técnica é perfeita para os recifes, onde os espaços são apertados e cheios de obstáculos. Assim, eles conseguem entrar em fendas e cavernas, o que facilita a caça.

A reprodução dessa espécie é igualmente interessante. Os tubarões-bambu são ovíparos, o que significa que seus ovos — que lembram “bolsas de sereia” — grudem em rochas ou corais. Esses ovos são resistentes e escuros, garantindo a proteção necessária até que, após cerca de três meses, os pequenos rompam a cápsula e comecem sua aventura, nadando livremente e medindo, em média, 15 centímetros.

Durante sua visita ao Oceanic Aquarium, você também poderá ver uma fêmea adulta que já faz parte do ambiente do aquário. Enquanto isso, os filhotes estão explorando o espaço no aquário Berçário. É uma experiência e tanto para os apaixonados pela vida marinha!

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo