Balneário Camboriú

Três internações involuntárias são registradas em Balneário Camboriú

Na última semana, Balneário Camboriú deu um passo importante no cuidado com as pessoas em situação de rua. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, realizou três internações involuntárias. Essas ações estão embutidas no programa Resgate a Vida BC, que busca acolher, tratar e reintegrar socialmente essas pessoas que, muitas vezes, enfrentam grandes dificuldades.

Na segunda-feira, 5, um homem de 31 anos, natural de Campos Novos, foi internado após ser encontrado na 5ª Avenida, perto da Rua Curitibanos. De acordo com os profissionais que o atenderam, ele apresentava um quadro de vulnerabilidade social severa, com dependência química, transtornos mentais e uma saúde física bastante comprometida. Ele foi encaminhado para um hospital especializado, onde poderá receber o tratamento necessário.

No dia seguinte, terça-feira, 6, outra internação foi feita. Desta vez, uma mulher de 42 anos, de Jaraguá do Sul, foi encontrada na Casa de Passagem do Migrante. Ela tinha um histórico de problemas de saúde mental, incluindo esquizofrenia e episódios de surto psicótico. Além disso, ela lutava contra a dependência química e não seguia o acompanhamento da rede de saúde mental. Seu comportamento agressivo e os riscos que apresentava justificaram a internação para que pudesse ser tratada com segurança.

Na quarta-feira, 7, um homem de 41 anos, natural de Centenário do Sul, também foi internado involuntariamente. Ele foi encontrado na Avenida Palestina, em condições físicas e sociais muito precárias. Seu histórico incluía alcoolismo crônico, alta vulnerabilidade e problemas de relacionamento familiar. Sem documentos pessoais e com passagens relacionadas ao uso abusivo de álcool, ele foi encaminhado para um hospital especializado após a avaliação de sua situação.

Essas internações involuntárias começaram em novembro, após um acordo entre o Governo Municipal e o Ministério Público. Desde então, com o suporte de uma empresa especializada, nove casos já foram tratados em Balneário Camboriú. Todo o processo é feito com respeito e dignidade, considerando as necessidades de cada pessoa.

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo