Itapema

TRE-SC decide sobre irregularidade na campanha do prefeito de Itapema

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) está em pleno julgamento nesta quinta-feira, dia 29, do recurso do prefeito de Itapema, Alexandre Xepa, e do vice-prefeito Eurico Marcos Osmari. Eles tentam anular uma decisão anterior que determinou a cassação da chapa. A ação original surgiu de uma denúncia de uma coligação adversária relacionada ao PSD e envolve algumas supostas irregularidades que teriam rolado durante a campanha eleitoral.

Na primeira decisão, foram aceitas duas acusações. Uma delas, sobre o uso de espaço religioso para fins eleitorais, já foi analisada pelo TRE-SC, que anulou a multa imposta. Com isso, a defesa de Xepa afirma que só uma acusação permanece em pauta, que envolve sua participação em um projeto social.

TRE-SC julga prefeito de Itapema por suposta irregularidade na campanha

Essa acusação sustenta que o envolvimento de Xepa no projeto social poderia ter gerado um desequilíbrio nas eleições. O prefeito, por sua vez, defende que esse projeto existe há cerca de dez anos e que sua atuação ali é como colaborador, sem qualquer ligação eleitoral. Ou seja, esse é o único ponto que os desembargadores vão analisar durante a sessão de hoje.

Em uma declaração, Alexandre Xepa comentou que as acusações feitas pela oposição são várias, mas, felizmente, apenas uma está em análise no segundo grau. Ele se diz otimista e com “boas expectativas” em relação ao resultado do julgamento.

Esse processo acontece em segunda instância e a decisão do TRE-SC pode manter ou reverter a cassação que foi determinada anteriormente. E isso pode ter impactos diretos na administração da prefeitura de Itapema.

Rodrigo Silva

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo