Notícias

Tesla aumenta preços do Model S/X e oferece ‘Full Self-Driving’ grátis

A Tesla anunciou um aumento de preço de US$ 10.000 para os modelos S e X, que agora incluem novos pacotes de recursos. As mudanças visam revitalizar o interesse por esses veículos, que têm enfrentado queda nas vendas nos últimos anos.

Uma das novidades mais significativas é o pacote ‘Luxe’, que agora é padrão em todos os Model S e Model X. Isso significa que os compradores terão acesso a recursos premium sem custo adicional.

Um dos destaques é o pacote ‘Full Self-Driving’ (FSD), que antes custava US$ 8.000. Este recurso promete um futuro com direção autônoma sem supervisão, mas no momento, oferece assistência ao motorista em nível 2.

Além disso, a fabricante também relançou o benefício do Supercharging gratuito por toda a vida útil do veículo. Essa oferta havia sido descontinuada em 2018, mas está de volta, embora com algumas limitações. O uso do Supercharger gratuito não poderá ser utilizado para fins comerciais, como motoristas de aplicativo, e não é transferível para novos proprietários, caso o veículo seja vendido.

Os usuários poderão carregar em mais de 70.000 pontos de Superchargers em todo o mundo. Apesar de não haver custos para carregar, os motoristas ainda podem ser cobrados por taxas de ociosidade e de congestionamento, quando aplicáveis.

Outra adição significativa é o ‘Premium Connectivity’, que permite acesso a recursos que demandam mais dados, como visualização de tráfego em tempo real e streaming de vídeo. Normalmente, esse serviço custa US$ 10 por mês ou US$ 100 por ano.

Com essas mudanças, os preços iniciais agora são de US$ 94.990 para o Model S e US$ 99.990 para o Model X, enquanto as versões Plaid custam US$ 109.990 e US$ 114.990, respectivamente.

Essas atualizações refletem a estratégia da Tesla de posicionar os modelos S e X como veículos de luxo, oferecendo um pacote mais robusto de recursos que pode atrair novos compradores. O impacto financeiro dessa alteração dependerá das necessidades individuais, especialmente no que diz respeito ao uso do recurso de direção autônoma e ao Supercharging.

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo