Telemedicina começa a ser implementada na Saúde de Brusque
Programa Viva Bem Telemedicina visa descolapsar a fila de procedimentos de Saúde em Brusque; hoje, são mais de 44 mil cidadãos em situação de espera
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Assinatura do Decreto e Objetivos
Foi assinado, na tarde desta quarta-feira (25), o decreto do projeto Viva Bem Telemedicina. Ele tem como objetivo a implementação de atendimentos médicos através do telefone celular. O objetivo é facilitar o acesso da população à saúde pública de qualidade, através do uso da tecnologia.
O prefeito André Vechi assinou o documento acompanhado da secretária de Saúde, Thayse Rosa; e pelo vice-prefeito Dedo Batisti. O diretor-geral da Secretaria de Saúde, Victor Marcelino de Almeida Sardo; e o presidente da Câmara de Vereadores, Cacá Tavares, também deixaram suas rubricas como testemunhas.
Implementação Inicial e Futuro da Telemedicina
Em um primeiro momento, o projeto será para a área de especialidades do município, área onde há uma grande dificuldade em encontrar profissionais médicos. Posteriormente, a telemedicina deve avançar em outras áreas da Rede Municipal de Saúde.
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Expectativas e Uso Efetivo do Serviço
Em sua fala, o prefeito André Vechi destacou o alto índice de resolutividade através da medicina, que ultrapassa os 92%. “Esta será mais uma solução para a Saúde no município, com inovação e tecnologia. Nesse sentimento, regulamentamos a telemedicina, para que possamos iniciar esse tipo de atendimento ao cidadão. A gente tem uma falta de médicos na Rede, então isso se aplica à equipe. Isso já que o médico pode atender de qualquer lugar do país”.
As operações do serviço passarão a funcionar a partir do mês de novembro. Os primeiros passos serão os encaminhamentos dos pacientes em filas de espera aos serviços especializados, seguindo as vagas do Sistema Único de Saúde (SUS). “É um grande avanço que teremos, diminuindo a grande fila de mais de 40 mil pacientes. Esse serviço vem para completar o que já realizamos na saúde no município”, destaca o prefeito.
Acessibilidade e Estrutura de Atendimento
Antes de tudo, os pacientes selecionados para a telemedicina poderão optar por realizar a consulta em casa, através de um aplicativo. Se preferir, ou se por algum motivo não tiver acesso a telefone celular, o cidadão poderá ir até a Policlínica. Com efeito, lá ele terá uma sala destinada aos atendimentos com todas as ferramentas necessárias disponíveis.
A secretária de Saúde, Thayse Rosa, comentou sobre a promoção da acessibilidade através da telemedicina. “Daremos acesso a quem está há muito tempo na fila esperando uma consulta, e dar vazão, para que eles possam ser acompanhados e façam seu tratamento de forma rápida”.
Ela continua: “É um sistema inovador, vai aumentar o número de médicos no município, conseguindo triplicar o número de especialistas na Rede, fazendo com que a fila ande”.
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