Suspeito desviou milhões de empresas em SC com ajuda da família
Um golpe que parece mais um roteiro de filme está gerando preocupação em Santa Catarina. Tudo começou em Florianópolis, onde um homem se apresentou como consultor de empresas e ofereceu planos de reestruturação financeira. A ideia era fazer com que pequenos e médios empresários acreditassem que poderiam obter recursos do BNDES para impulsionar seus negócios. Infelizmente, o que parecia ser uma solução acabou se revelando uma fraude que causou prejuízos de mais de R$ 6 milhões.
Na última quinta-feira (24), as autoridades desencadearam a operação “Fraude Nacional”, cumprindo 21 mandados de busca e apreensão em várias cidades, incluindo São Paulo e Curitiba. Durante a ação, a polícia recolheu documentações e eletrônicos que devem ajudar nas investigações. Até o momento, ninguém foi preso, mas a situação está sendo analisada com cuidado.
Realmente, o golpe começou em 2021 com a abertura da primeira empresa, a NSE Consultoria, que estava localizada em um dos bairros mais nobres de Florianópolis. O suspeito, que na época vivia em um apartamento luxuoso, utilizou essa empresa para atrair vítimas. A operação revelou que ele morava em uma cobertura com vista para o mar, o que, convenhamos, confere um charme a mais ao golpe.
### Como funcionava o golpe do BNDES?
De acordo com as investigações, o golpe tinha uma tática bem elaborada. O suspeito oferecia um serviço de consultoria com a promessa de que a liberação de recursos do BNDES seria rápida e fácil. Assim, muitos empresários foram convencidos a pagar por taxas e comissões, acreditando que tudo era parte do processo normal.
Logo, as empresas repassavam valores que eram rapidamente transferidos para diversas contas. O que chama a atenção é que a maior parte do dinheiro ia direto para a conta do principal investigado, enquanto quantias menores eram depositadas em contas de familiares, como a mãe e a esposa. A polícia acredita que todos sabiam do que estava acontecendo, o que torna a situação ainda mais complexa.
### Origem do esquema em Florianópolis
A NSE Consultoria, empresa na qual o golpe teve início, foi uma das várias que foram abertas pelo suspeito, que é natural de Blumenau. No período de 2021 a 2022, ele morou em uma cobertura em Florianópolis e, depois de algumas mudanças, foi para Blumenau novamente.
Durante as investigações, ficou claro que ele não possuía patrimônio em seu nome, mas vivia em uma mansão alugada e também se exibiu com carros luxuosos, como se não houvesse amanhã. Sua esposa ficou em casa durante a operação e disse que ele estava viajando entre Recife e São Paulo na hora da ação da polícia.
### A situação atual
Nomes e detalhes sobre os investigados ainda não foram divulgados. Isso deixa a porta aberta para que as defesas se pronunciem, mas até o momento, a situação é tensa. Enquanto isso, a história do golpe do BNDES se torna mais um exemplo das complexidades do mundo dos negócios e das fraudes que, infelizmente, ocorrem. É uma lembrança de que, por trás de promessas de sucesso, pode haver riscos bem maiores.