Solução emergencial visa melhorar o trânsito em Estrela
A Prefeitura de Estrela está em busca de uma solução para os congestionamentos no principal acesso à cidade. Para isso, foi apresentado um projeto que propõe um desvio de tráfego na alça de retorno do bairro das Indústrias, ligando essa área à BR-386 através da rua João Lino Braun, no Bairro Boa União.
Este acesso é importante, pois concentra o fluxo de veículos tanto da área urbana quanto do bairro Boa União, que leva à Rota do Sol. A prefeita Carine Schwingel explica que, com essa nova proposta, motoristas que seguem para a Serra ou Colinas poderão se deslocar entre o bairro das Indústrias e a rua João Lino Braun sem enfrentar o trânsito intenso.
O projeto já foi submetido à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em Brasília, e a Prefeitura assume todos os custos envolvidos na sua execução. A sinalização necessária será feita pela administração municipal, com a supervisão da concessionária CCR ViaSul, que também oferecerá apoio técnico. Além disso, estão previstas reuniões com empresas próximas para discutir a implementação do desvio.
A prefeita destaca que, embora existam projetos de médio prazo para resolver problemas de tráfego, o objetivo atual é encontrar uma alternativa temporária enquanto se avaliam os impactos e a viabilidade da intervenção. Esse desvio foi sugerido por empresários locais, buscando melhorar o fluxo de veículos no momento.
Assim que a ANTT aprovar o projeto e o diálogo com os empresários avançar, a Prefeitura pretende iniciar as intervenções. As obras devem começar até o final de agosto. De acordo com Carine, a Secretaria de Infraestrutura Urbana está preparando os recursos necessários para a implantação do desvio, enquanto o Executivo continua a tratativas com a concessionária e a autarquia.
A prefeita também mencionou que uma proposta para a construção de uma ponte elevada entre os bairros Pinheiros e Imigrantes foi inclusa na revisão quinquenal do contrato de concessão da rodovia. Embora essa obra ainda não esteja confirmada, ela faz parte do processo de análise da ANTT.
Além disso, está sendo considerada a construção de uma nova conexão entre a rodovia federal e a Transantarita, visando facilitar o tráfego, especialmente conforme a cidade cresce nessa região. A antecipação da construção de vias marginais entre Estrela e Bom Retiro do Sul também está incluída na revisão do contrato.