Itajaí e Região

SC recebe investimento de bilhões para frota da Petrobras

O presidente do BNDES, Aloísio Mercadante, esteve em Itajaí, no Litoral de Santa Catarina, e fez um anúncio que promete movimentar a economia local. É um investimento de R$ 2 bilhões que vai dar um baita impulso para a indústria naval catarinense. O projeto vai gerar em torno de 2 mil empregos diretos, o que é uma excelente notícia para a região.

A grande novidade é a contratação do estaleiro Detroit, que fica em Itajaí, para construir oito embarcações de apoio marítimo que serão entregues à Petrobras. É um passo significativo para fortalecer a produção local e criar novas oportunidades de trabalho.

### Como serão os navios da Petrobras?

As embarcações estão sendo desenvolvidas pela Starnav, parte do grupo chileno Detroit, e representam uma grande fatia do investimento total de R$ 2,9 bilhões. O que se pode esperar são quatro navios do tipo PSV, que são utilizados para abastecer as plataformas, e quatro do modelo OSRV, que são especializados em recuperação de derramamentos de óleo.

Essas novas embarcações terão uma capacidade de 5.500 toneladas de porte bruto, superando a frota atual da Petrobras, que opera com navios de 4.500 toneladas. Além do mais, esse modelo conta com uma motorização híbrida, que combina diesel e elétrica, ajudando a reduzir em até 18% as emissões de gases de efeito estufa.

Os equipamentos são de última geração e não apenas servem para transportar cargas para as plataformas de petróleo, mas também para responder a situações de emergência, como vazamentos de óleo no mar. E durante a construção, o estaleiro vai abrir 1.400 vagas diretas e movimentar mais 6.300 empregos indiretos. Depois que as embarcações forem concluídas, elas serão alugadas pela Petrobras por um período de 12 anos.

É mais uma prova de que Itajaí está se consolidando como um importante polo naval, trazendo desenvolvimento e oportunidades para o Vale do Itajaí.

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo