Rodovia bilionária promete acabar com gargalo na BR-101 em SC
O trecho da BR-101 entre Itajaí e Balneário Camboriú tem sido um verdadeiro desafio para motoristas, especialmente nos horários de pico. Durante esses momentos, é comum ver filas enormes, mas o problema se agrava ainda mais quando ocorrem acidentes. Recentemente, um caso de colisão com vítima levou a pista a fechar, resultando em 24 quilômetros de engarrafamento, e motoristas ficaram até cinco horas parados até a liberação da via.
Para aliviar essa situação, o governo de Santa Catarina está planejando uma nova rodovia chamada Via Mar. Com início das obras previsto para o primeiro semestre de 2026, essa via vai conectar Joinville ao Contorno Viário da Grande Florianópolis, oferecendo uma alternativa mais fluida para quem trafega por essa região tão movimentada.
O governador Jorginho Mello mencionou em uma entrevista que a nova estrada terá 145 km de extensão, com seis pistas e uma velocidade máxima permitida de 120 km/h. Ele destacou que a Via Mar deverá impactar positivamente a vida de empreendedores, trabalhadores e turistas que utilizam a BR-101, que, segundo ele, está saturada.
A obra e seus custos
A fase inicial do projeto está orçada em R$ 1 bilhão e será financiada pelo governo estadual. Para as próximas etapas, uma licitação será realizada para escolher a empresa que dará continuidade à obra por meio de uma parceria público-privada (PPP). A ideia é que a empresa vencedora consiga reembolsar o valor da primeira parte ao estado, estabelecendo praças de pedágio ao longo da pista.
No total, a obra da rodovia terá um custo estimado em R$ 7,5 bilhões. Segundo o governador, o processo de execução pode levar de três a quatro anos, sendo que diversos fatores, como a qualidade do solo, exigem atenção especial para evitar problemas futuros.
Etapas da construção da Via Mar
A Via Mar será dividida em lotes:
Lote 1
- Extensão: 26,85 km
- Trecho: do entroncamento da BR-101 em Joinville até a BR-280 em Guaramirim
- Obras especiais: incluem quatro pontes e dois viadutos.
Lote 2
- Extensão: 21,09 km
- Trecho: do entroncamento da BR-280 em Guaramirim até a SC-415, próximo a Massaranduba e São João do Itaperiú
- Obras especiais: duas pontes e um viaduto.
Lote 3
- Extensão: 16,77 km
- Trecho: entre a SC-415 e a SC-414, de Luis Alves a Navegantes
- Obras especiais: duas pontes e oito contenções.
Lote 4
- Extensão: 25,78 km
- Trecho: de Luis Alves e Navegantes até o entroncamento da SC-486 em Itajaí
- Obras especiais: quatro viadutos, quatro pontes e três contenções.
Trecho Remanescente
- Extensão: 54,72 km
- Trecho: do entroncamento da SC-486 em Itajaí até o Contorno Viário da Grande Florianópolis
- Obras especiais: quatro viadutos, quatro pontes e três contenções.
A proposta é que a Via Mar tenha, em todos os trechos, faixas suficientes para garantir um tráfego mais seguro e eficiente para todos. E quem já enfrentou os engarrafamentos nessa parte do Estado vai entender o quanto essa obra é necessária para melhorar a qualidade de vida na região.



