Reputação na construção civil se destaca em Itapema
Itens como sustentabilidade e a segurança dos trabalhadores são super importantes para quem está pensando em investir em lugares como Itapema, no litoral catarinense. Com uma paisagem encantadora e um mercado imobiliário em alta, essa cidade tem atraído a atenção de compradores exigentes.
Recentemente, Itapema liderou o ranking de valorização imobiliária em Santa Catarina, com uma alta impressionante de 13,29% nos últimos 12 meses, de acordo com o índice FipeZAP. Para se ter uma ideia, em 2025, o estado registrou 79.268 contratações na construção civil, com 10% (ou seja, 7.961) acontecendo só em Itapema, segundo dados do Novo Caged.
Além disso, a cidade aparece entre as 30 com maior demanda por imóveis de médio padrão e entre as 60 no alto padrão, segundo um relatório do IDI Brasil, que analisou 77 cidades brasileiras. João Conhaqui, presidente de uma construtora local, destaca que esse crescimento nas contratações da construção civil reflete o aquecimento do mercado em Itapema, um dos mais dinâmicos do país.
Com tanta valorização, o município se destaca, oferecendo empreendimentos cada vez mais luxuosos. Os compradores buscam não só imóveis, mas toda uma experiência que une sofisticação e responsabilidade. “A segurança dos trabalhadores e os investimentos em práticas sustentáveis tornam-se diferenciais essenciais para os consumidores e impactam diretamente na valorização dos imóveis”, ressalta Conhaqui.
Boa reputação na construção civil atrai clientes no mercado imobiliário de luxo
Na construção civil atual, cuidar do bem-estar dos trabalhadores e adotar práticas sustentáveis são estratégias que fortalecem a confiança dos compradores. Um ótimo exemplo é o edifício Elizabeth II Royal Home, que ganhou o selo Obra Mais Segura, do SESI/SC. Este selo é dado a projetos que mantêm altos padrões de cuidado humano e gestão sustentável. Os responsáveis pela obra acreditam que essa certificação ajudará a conquistar clientes ainda mais exigentes.
Esse novo empreendimento contará com uma penthouse por andar, quatro suítes e uma cobertura duplex. Os apartamentos vêm com piso de madeira natural, sistema de automação e isolamento acústico e térmico, além de infraestrutura para veículos elétricos. E a área de lazer é de tirar o fôlego, com piscina, sauna, academia e até um wine bar.
A entrega do projeto está prevista para 2029 e já inclui soluções sustentáveis, como reúso de água e um sistema de tratamento de ozônio. A relevância da reputação no mercado de luxo não pode ser ignorada. “Investir em segurança no canteiro de obras é uma forma de demonstrar respeito pelos trabalhadores e responsabilidade com os investidores. Esse cuidado impacta na qualidade da entrega e na confiança que o cliente deposita em cada projeto”, explica Paula Gessele, vice-presidente da construtora responsável pelo Elizabeth II Royal Home.
Com tudo isso, não é à toa que Itapema se tornou um dos destinos mais procurados por quem busca não apenas um lugar para morar, mas um estilo de vida alinhado a valores de qualidade e sustentabilidade.