Primeira rodada do Campeonato Catarinense de 2026: detalhes
O Campeonato Catarinense de 2026 está quase começando! A bola rola no dia 6 de janeiro, uma terça-feira, com o jogo de abertura entre Chapecoense e Brusque, às 19h, na Arena Condá. E, para deixar a empolgação lá em cima, a primeira rodada ainda contará com partidas nos dias 7 e 8 de janeiro.
Logo no primeiro dia, tem Santa Catarina enfrentando Camboriú no Estádio Alfredo João Krieck, em Rio do Sul, às 20h. Já na quarta-feira, dia 7, a adrenalina continua em Itajaí, onde o Marcílio Dias vai encarar o Criciúma, às 19h. Uma hora depois, o Joinville recebe o Figueirense em casa. Para fechar o dia, às 21h30, o Avaí joga contra o Barra na Ressacada, em Florianópolis.
Na quinta-feira, dia 8, a primeira rodada se encerra com Carlos Renaux enfrentando Concórdia, novamente no Gigantão das Avenidas, às 19h.
Confira as datas e horários da primeira rodada:
- Chapecoense x Brusque – Arena Condá, Chapecó – 6 de janeiro – 19h
- Santa Catarina x Camboriú – Estádio Alfredo João Krieck, Rio do Sul – 6 de janeiro – 20h
- Marcílio Dias x Criciúma – Estádio Dr. Hercílio Luz, Itajaí – 7 de janeiro – 19h
- Joinville x Figueirense – Arena Joinville – 7 de janeiro – 20h
- Avaí x Barra – Estádio da Ressacada – 7 de janeiro – 21h30
- Carlos Renaux x Concórdia – Estádio Dr. Hercílio Luz – 8 de janeiro – 19h
Calendário do Campeonato Catarinense
Com as novas diretrizes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o formato do Campeonato Catarinense muda um pouco em 2026. Desta vez, as equipes estarão divididas em dois grupos de seis. Serão seis rodadas na fase inicial, que acontecerão inteiramente em janeiro, entre os dias 6 e 25. Após isso, começam as quartas de final, de 1º a 8 de fevereiro, seguidas das semifinais, de 14 a 22 de fevereiro, e das finais, que acontecem em 1º e 8 de março.
Novidades na competição
Além do novo formato, o campeonato traz algumas inovações. Três equipes serão rebaixadas, com uma disputa específica para evitar a queda: o quadrangular do rebaixamento. Nele, os dois últimos colocados de cada grupo lutam para não serem rebaixados.
Outro ponto importante é que, em 2026, todas as partidas contarão com o auxílio do VAR. Isso mesmo, o árbitro de vídeo estará presente em todos os jogos, garantindo mais justiça nas decisões. É uma novidade que promete agitar ainda mais o campeonato, não acha?



