Itajaí e Região

Porto de Itajaí volta a operar após interdição por ciclone

O Porto de Itajaí voltou a funcionar na manhã deste domingo, após mais de 30 horas fechado por conta de um ciclone extratropical que passou pelo litoral de Santa Catarina. A Marinha do Brasil confirmou a reabertura às 9h35, assim que os ventos e as ondas do mar melhoraram.

Com as condições de clima agora favoráveis, as operações no porto foram retomadas. Para o dia de hoje, estão previstas três manobras para a entrada de navios e duas para a saída. Isso significa que o movimento por lá já começou a voltar ao normal.

Na manhã de sábado, por volta das 3h40, a Marinha tinha decretado a interdição devido a ondas que chegavam a dois metros e ventos com a intensidade de 23 nós, o que tornava o acesso extremamente perigoso para os navios. Enquanto o porto estava fechado, quatro embarcações permaneceram fundeadas longe da costa, aguardando melhores condições para entrar, enquanto outras duas estavam na fila para sair.

Agora, com a liberação, a expectativa é que as atividades sigam sem problemas. A Marinha vai continuar monitorando a situação do clima e do mar para garantir a segurança nas manobras futuras. É um alívio saber que tudo está se normalizando, especialmente para os trabalhadores e empresas que dependem do porto para movimentar suas cargas!

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo