Itajaí e Região

Porco-espinho atrasa construção de casa em Santa Catarina

Uma situação curiosa e um tanto inusitada aconteceu em Itajaí, no Norte de Santa Catarina. Durante a reforma de uma casa no bairro Espinheiros, os trabalhadores se depararam com um visitante inesperado: um porco-espinho! O achado ocorreu na quinta-feira (12), e claro, gerou surpresa em todos.

O bichinho foi resgatado pela Guarda Ambiental Maikon Francisco (GAMF), que o encontrou perto do teto da residência. Felizmente, o porco-espinho estava em boas condições de saúde e não apresentava ferimentos. É sempre bom saber que, por mais inusitado que seja, os animais podem ser resgatados com cuidado.

Depois de passar por uma avaliação veterinária, o porco-espinho foi devolvido ao seu habitat natural. Imaginar esse animalzinho de volta à natureza é uma ótima lembrança de como pequenas ações podem fazer a diferença.

Como lidar com encontros com porcos-espinhos

A GAMF usa essa situação para dar algumas dicas à população. Se você se deparar com um porco-espinho, a primeira coisa a fazer é isolar o local. É importante evitar a aproximação de pets como cães ou gatos, pois isso pode estressar o animal. E lembre-se: capturar o porco-espinho com as mãos não é uma boa ideia. Eles podem reagir se sentirem ameaçados, e seus espinhos soltam com facilidade.

Caso ocorra algum acidente envolvendo o animal, procure uma unidade de saúde rapidamente, ou, se for o caso, leve seu pet a um veterinário para os devidos cuidados. Esses encontros, por mais engraçados que sejam, também exigem responsabilidade.

E aí, quem diria que um simples dia de trabalho poderia trazer uma visita tão inusitada, não é? Em Santa Catarina, situações como essa são mais comuns do que imaginamos!

Rodrigo Silva

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo