Placas de Balneabilidade em Balneário Camboriú Vão Mudar Mais Frequentemente
O Instituto de Meio Ambiente (IMA) decidiu intensificar a avaliação da balneabilidade em Florianópolis e Balneário Camboriú. São os maiores destinos turísticos catarinenses, diante dos problemas de poluição enfrentados na última temporada. A partir da segunda quinzena de dezembro, 20 pontos nessas cidades passarão por coleta e análise da qualidade da água três vezes por semana. Isso é um aumento em relação ao padrão anterior de duas análises semanais.
Veja também: Bar Flutuante em Praia Badalada é Destruído por Incêndio
Balneabilidade: Principais Destaques
- Análise de Balneabilidade em Destinos Turísticos: Florianópolis e Balneário Camboriú.
- Aumento na Frequência de Análises: De Duas para Três Vezes por Semana.
- Objetivo: Precisão nas Condições de Qualidade do Mar.
A mudança visa aprimorar a informação, exigindo um registro de quatro análises positivas consecutivas para que uma área seja considerada “própria para banho”. Isso garante maior exatidão nos dados.
O IMA avalia a qualidade da água em 237 pontos no litoral catarinense. Revela ainda que 77,64% dos locais estão próprios para banho, conforme as análises realizadas entre 6 e 10 de novembro.
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) é um órgão estadual que desempenha um papel fundamental na gestão e preservação do meio ambiente no estado. Sua atuação abrange uma série de atividades voltadas para a conservação dos recursos naturais, monitoramento ambiental, licenciamento e fiscalização ambiental. Lida ainda com a promoção de ações de educação e conscientização ambiental.
O IMA possui uma estrutura que engloba diferentes áreas de atuação, como a gestão de áreas protegidas, controle e monitoramento da qualidade da água, gestão de resíduos sólidos, licenciamento ambiental de empreendimentos, fiscalização de atividades que impactam o meio ambiente, entre outras.
Entenda mais: Prefeitura Preserva a Natureza na Praia Brava Sul em Itajaí
Nova Medida do IMA para Garantir a Qualidade das Praias!
A balneabilidade é crucial para a saúde pública e a preservação ambiental, assegurando que as praias e áreas de lazer aquático ofereçam segurança e tranquilidade. Essa avaliação ocorre através de órgãos ambientais competentes, estabelecendo padrões a fim de garantir a qualidade das águas destinadas à recreação e lazer, fornecendo informações claras e confiáveis ao público. Como resultado, busca-se oferecer um ambiente propício ao lazer sem comprometer a saúde dos frequentadores.
Uma das atribuições centrais do IMA é primordialmente a avaliação da qualidade ambiental em Santa Catarina. Isso inclui o monitoramento da balneabilidade das praias. Lá acontecem análises periódicas para garantir a segurança dos banhistas, identificando a presença de elementos nocivos à saúde.
A saber: além disso, o Instituto desempenha um papel importante na conservação da biodiversidade. Lida ainda com a proteção de áreas naturais, como parques e reservas, e na promoção de práticas sustentáveis para o desenvolvimento econômico do estado. Ele busca equilibrar a preservação ambiental com as atividades humanas.
Com efeito, o IMA atua em parceria com outros órgãos governamentais, entidades da sociedade civil e a população em geral. Ele visa a proteção do meio ambiente e a promoção de um desenvolvimento sustentável para Santa Catarina.
Leia agora: Balneário Camboriú: O Futuro da Praia Central e Seus MegaProjetos