Passagens aéreas para Santa Catarina aumentam 32% em 2023, atingindo preço recorde
Na iminência da temporada de verão, as passagens aéreas para Santa Catarina têm sofrido sucessivos aumentos desde maio deste ano. Conforme dados fornecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o valor médio dos bilhetes atingiu R$ 671,18 em setembro, marcando o ápice registrado desde o início da série histórica. Esse aumento acumulado desde janeiro corresponde a 32,4%.
Leia agora: Van com bebê e passageiros tomba em colisão na SC-110: Quatro feridos em acidente
Principais destaques
- Passagens para Santa Catarina registram aumento de 32,4% desde janeiro de 2023.
- Valor médio dos bilhetes atinge R$ 671,18 em setembro, o maior da série histórica.
A análise considera a média de preço de todos os assentos comercializados no período, desconsiderando taxas aeroportuárias, e ajustados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), responsável por medir a inflação nacional. Essa metodologia foi adotada a partir de junho de 2010, marcando o início da série histórica.
É importante mencionar que ainda não há dados disponíveis sobre o valor médio da passagem em outubro e novembro, mas há uma tendência de considerável aumento. No dia 12 deste mês, o IBGE divulgou que as viagens aéreas foram o item com maior impacto no aumento de 0,28% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro. Comparado a outubro, o aumento das passagens aéreas foi de 19,12%.
O final do ano influencia significativamente no aumento da procura por passagens e, consequentemente, nos preços. Segundo a Secretaria de Turismo, dezembro e janeiro são os meses em que os aeroportos catarinenses recebem o maior fluxo de passageiros. A projeção aponta que esses dois últimos meses de 2023 devem receber 649 mil viajantes, correspondendo a 19,2% do total anual de viagens.
Entenda mais: Aumento nas Praias Próprias para Banho em SC; Confira as Mudanças para o Verão
A temporada de 2023 prevê um aumento no número de turistas em comparação com o ano anterior
Os principais aeroportos do estado, Florianópolis e Navegantes, registraram um crescimento de 39% cada no número de passageiros de voos nacionais no último ano. A maioria desses viajantes provém de São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre, conforme dados da Secretaria de Turismo.
A fim de atender à demanda da temporada de verão, as companhias aéreas Gol, Latam e Azul planejaram pelo menos 497 voos e rotas extras para o período de dezembro de 2023 a março de 2024. Essas viagens contemplam destinos nacionais e internacionais, operando nos aeroportos de Florianópolis, Joinville, Navegantes, Jaguaruna e Chapecó.
Explicando o aumento dos preços
Diversos fatores influenciam os valores das passagens aéreas. A cotação do dólar, afinal, pode impactar no aumento dos preços, uma vez que parte dos custos da aviação segue padrões internacionais vinculados ao valor da moeda americana. Outro fator é o preço do querosene de aviação (QAV), principal combustível das aeronaves, além da demanda por passageiros, sazonalidade e a quantidade de compras de última hora.
Enfim, em comunicado, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), representante de empresas como Gol e Latam, ressaltou que o cenário atual de aumento das passagens segue um movimento similar ao de outros mercados pelo mundo.
“A tarifa média doméstica em 2023, de janeiro a setembro, teve alta de 14% em relação a 2019 (ano pré-pandemia). Já o QAV, conforme, na mesma comparação, subiu 86%”, afirma o comunicado.
A Azul também mencionou fatores externos que influenciam nos valores das passagens, como trecho, sazonalidade, compra antecipada, disponibilidade de assentos, entre outros. Elementos como a alta do dólar, preço do combustível e conflitos internacionais também têm impacto nos valores das passagens. Aliás, certamente, esses fatores têm sido determinantes nesse contexto.
Veja também: Crise Climática em toda SC: Mais Calor, Chuvas e Elevação do Nível do Mar