Orçamento para túnel subaquático no Litoral de SC é aprovado
O projeto que promete transformar a mobilidade na região da Foz do Itajaí, em Santa Catarina, está ganhando corpo. O aguardado túnel subaquático que ligará Itajaí a Navegantes, além de um sistema de BRT, teve seu orçamento aprovado, sinalizando um passo importante para a sua construção.
Esse projeto, chamado Promobis (Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável), foi aprovado pelo Senado Federal, o que garante a ligação necessária para a assinatura de um contrato de empréstimo com o Banco Mundial. Isso significa que, agora, tudo está a passos de ser concretizado.
### A etapa final para o Promobis
Após a aprovação, a responsabilidade agora passa para a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Eles cuidarão da formalização do contrato e das assinaturas finais. Somente a partir daí será possível começar os serviços com os recursos do financiamento internacional.
Essa aprovação é uma vitória significativa para a mobilidade urbana e regional, beneficiando os 11 municípios da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri). Rafael Albuquerque, coordenador do Promobis, expressou a alegria da equipe técnica com o avanço do projeto, ressaltando o trabalho conjunto entre prefeitos e lideranças locais.
### O túnel que todos esperam
O túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes é um dos quatro principais componentes do Promobis. A ideia é facilitar o deslocamento diário de quem mora em uma cidade e trabalha na outra, reduzindo o tempo de viagem para apenas dois minutos. Antes de decidir pela construção do túnel, outras alternativas, como uma ponte ou um túnel escavado, foram analisadas, mas descartadas por questões técnicas.
Albuquerque explicou que uma ponte precisaria ser muito alta para permitir a passagem de embarcações, o que poderia interferir no tráfego aéreo do Aeroporto Internacional de Navegantes. Já o túnel escavado exigiria profundas escavações e longos acessos, aumentando os custos e as desapropriações. Assim, a escolha recaiu sobre a construção de um túnel imerso, uma técnica já utilizada em projetos de grande escala, como a ligação entre Dinamarca e Alemanha.
### O que esperar do interior do túnel
Dentro do túnel, haverá três células: uma delas será dedicada exclusivamente ao BRT, que vai integrar os 11 municípios da Amfri. As outras duas células serão destinadas ao tráfego de veículos. Além disso, a estrutura contará com passagens para pedestres e ciclistas, além de áreas para sistemas operacionais e infraestruturas de energia e água.
### Investimento considerável
O Promobis conta com um financiamento robusto de US$ 90 milhões do Banco Mundial, além de uma contrapartida de US$ 30 milhões dos municípios envolvidos. O projeto está previsto para ser executado através de uma Parceria Público-Privada (PPP), seguindo modelos que já se mostraram eficazes em outros lugares.
### Expectativa para o futuro
Com a aprovação do Senado, a equipe técnica acredita que a formalização do contrato permitirá que o projeto avance para as próximas etapas, incluindo o cronograma das obras. A previsão atual é que as obras do túnel tenham início em 2028, com a expectativa de conclusão até 2032.
É um passo empolgante para conectar duas cidades e facilitar a vida dos moradores, uma expectativa que muitos têm há anos.



