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Novo projeto de transporte coletivo promete transformação em SC

O Litoral Norte de Santa Catarina pode estar à beira de uma grande transformação no transporte público, graças a uma ideia inovadora que vem do Paraná. O Bonde Urbano Digital, ou BUD, promete trazer uma nova forma de se locomover pelas cidades, e muitos por aqui já estão de olho nesse projeto.

O que é o BUD? Trata-se de um sistema de transporte coletivo que não precisa de trilhos, desenvolvido por uma empresa chinesa chamada CRRC Nanjing Puzhen. Ele funciona sobre pneus de borracha, guiado por um “trilho virtual” criado por sensores de alta precisão. Isso significa que o bonde consegue seguir seu percurso direitinho, mesmo se o tempo não colaborar ou se a pista estiver em más condições. Uma combinação de trem e ônibus elétrico, mas com um custo de implantação bem menor.

### Transporte Coletivo Sem Trilhos

Esse modelo de transporte é um verdadeiro divisor de águas. Com 30 metros de comprimento e capacidade para 280 passageiros, o BUD consegue atingir até 70 km/h. A primeira linha no Paraná vai ligar Pinhais a Piraquara, cobrindo 13 quilômetros que são muito utilizados por cerca de 10 mil pessoas diariamente.

De acordo com Gilson Santos, diretor-presidente da Amep, as últimas peças para a montagem já chegaram e as operações de teste devem começar em breve. “Muita gente de diversas partes do Brasil está interessada em conhecer essa tecnologia, que pode mudar a cara do transporte coletivo nas cidades”, afirmou ele.

O prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Maciel Baltt, comentou a importância de adaptar esse modelo para a realidade de Santa Catarina. A região tem cerca de 800 mil habitantes, e ele acredita que o BUD pode ser uma solução viável para melhorar a integração entre os municípios. “O Paraná é referência em transporte público, e estamos estudando como podemos implementar essa inovação por aqui”, disse Tiago.

Ainda há mais por vir! O Bonde Urbano Digital está sendo montado no Parc Autódromo de Pinhais, onde vai passar por testes antes de começar a operar, o que está previsto para novembro. O projeto também inclui uma base de manutenção e um Centro de Controle Operacional, que vai monitorar o trajeto em tempo real.

Com tantas novidades surgindo, não tem como não ficar animado com o futuro do transporte em nosso litoral, não é mesmo?

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

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