Balneário Camboriú

Morte de cão Orelha provoca protestos em SC

Milhares de pessoas saíram às ruas neste domingo (1º) em várias cidades do Brasil para exigir justiça pela morte brutal do cão Orelha, que foi vítima de maus-tratos em Florianópolis. As manifestações, marcadas por gritos de “Justiça por Orelha”, aconteceram em locais como Florianópolis, Criciúma, São José, Balneário Camboriú e Blumenau, com novos protestos programados para o dia.

Os manifestantes, além de pedirem justiça pelo Orelha, estavam com cartazes que traziam mensagens de conscientização sobre a crueldade contra os animais. Frases como “Animais sentem dor, animais sentem medo” e “Orelha não é apenas um nome, é um grito por justiça” se destacaram nos atos, que atraíram muitos tutores acompanhados de seus bichinhos.

Em Blumenau, houve uma oração em homenagem ao Orelha em frente à prefeitura. Já em Criciúma, a adesão popular foi intensa, e a coordenadora do Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea), Ângela Mello, ressaltou a necessidade de punir severamente os responsáveis pela violência.

O Orelha era um cachorro comunitário conhecido na Praia Brava e morreu após ser agredido a pauladas. As investigações revelaram que quatro adolescentes estão envolvidos, mas um deles já foi descartado como suspeito. Dois jovens que estavam de viagem nos EUA voltaram ao Brasil recentemente e foram alvo de busca por parte da polícia.

Durante as manifestações, tutores trouxeram seus pets, e uma das palavras de ordem que chamou a atenção foi “Ninguém solta a orelha de ninguém”, refletindo a união da comunidade em torno da causa.

No eixo de manifestações, a Avenida Paulista também foi palco de um ato significativo. O Instituto Ampara Animal, que organizou o protesto, destacou a importância de mostrar que maus-tratos a animais não devem ser normalizados.

A repercussão do caso Orelha se espalhou por todo o país, reiniciando debates sobre os direitos dos animais e mostrando que a sociedade ainda se mobiliza em busca de justiça. Três adolescentes foram indiciados, e familiares deles também foram criticados por tentativas de intimidação de testemunhas que presenciaram a agressão.

A luta pelos direitos dos animais e pela punição justa aos culpados é um tema comum em diversas cidades, refletindo um desejo de mudança e proteção aos nossos amigos de quatro patas. A comoção em torno do caso Orelha mostra que a sociedade está atenta e pronta para agir em defesa dos que não têm voz.

Rodrigo Silva

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo