Manutenção da Emasa pode impactar abastecimento em Balneário e Camboriú
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) de Balneário Camboriú anunciou uma parada programada na Estação de Tratamento de Água (ETA) para esta quarta-feira, dia 8, começando às 6h da manhã. Essa interrupção é necessária para consertar um registro que ajuda a controlar o fluxo d’água nos decantadores e floculadores da unidade.
De acordo com o engenheiro Jefferson Andrade, diretor técnico da Emasa, a manutenção deve levar em torno de três horas. Durante esse tempo, o tratamento e a distribuição de água estarão suspensos, o que pode resultar em algumas oscilações no abastecimento em Balneário Camboriú e em Camboriú. Os moradores podem enfrentar falta de água temporária até que tudo volte ao normal.
A autarquia garantiu que fará manobras operacionais para manter o fornecimento em Camboriú e que estará atenta ao sistema em Balneário Camboriú, tentando minimizar os impactos. No entanto, é bom lembrar que alguns bairros podem sofrer mais com a falta d’água.
Jefferson comentou sobre a situação: “Um dos registros que controla a passagem de água está com dificuldade de abertura, o que torna a parada necessária para o conserto. Sabemos o quanto isso pode impactar a rotina, então pedimos à comunidade que se antecipe e economize água ao máximo. Evitar desperdícios e adiar atividades que consomem muito, como lavar roupas e carros, faz toda a diferença nesse período”.
A Emasa aconselha os moradores a fazerem reservas e a adotarem um uso consciente da água durante o dia da manutenção.
Aqui vão algumas dicas para economizar água:
– Use água apenas para necessidades essenciais.
– Evite lavar calçadas, carros e roupas.
– Mantenha as caixas d’água cheias antes da parada.
– Fique atento a possíveis vazamentos em casa.
Com essas ações, todos podemos ajudar a deixar essa manutenção mais tranquila.