Balneário Camboriú

Laço humano na Praia Central apoia Outubro Rosa em Balneário Camboriú

Neste domingo (26), a Praia Central de Balneário Camboriú recebeu uma linda homenagem ao Outubro Rosa. Com a formação de um enorme laço humano na altura da Rua 4600, cerca de 300 pessoas se uniram em uma ação visando conscientizar sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama.

A prefeita Juliana Pavan estava lá e não economizou nas palavras sobre a importância do evento. “Ver tantas mulheres que superaram a doença, com brilho nos olhos e dizendo ‘venci’, nos motiva. Esse laço representa a união de Balneário Camboriú em uma causa tão significativa. Precisamos falar sobre prevenção, que é o melhor caminho. Esse laço é um alerta para cuidar da saúde das mulheres”, afirmou com emoção.

O evento foi idealizado pelo grupo que comanda a página Atlântica BC e contou com o apoio da Secretaria de Turismo e participação da Secretaria de Saúde e da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Um vídeo da formação do laço, realizado com drones, será divulgado em breve.

Leonardo Mackin, o criador da ideia, explicou sua inspiração: “Pesquisei sobre iniciativas do Outubro Rosa no Brasil e percebi que não havia algo tão marcante por aqui. Aí tive a ideia de reunir o maior número possível de pessoas para criar um laço humano.”

Durante o evento, também foram exibidas fotografias do projeto “É Cor de Rosa Choque”, desenvolvido pelos professores da Univali, Denise Serafini e Eduardo Gomes. As imagens mostram mulheres que enfrentaram o câncer de mama de diferentes ângulos, e cada uma delas recebeu um quadro como homenagem.

A coidealizadora Gica Almeida destacou a relevância do autocuidado, tanto físico quanto emocional. “Conseguimos apoio da Prefeitura e percebemos que era um movimento que poderia salvar vidas. Não se trata apenas de focar na doença, mas de fazer com que as mulheres repensem sua saúde e entendam que o autocuidado é essencial. Morar em Balneário Camboriú significa também cuidar de si”, completou Gica.

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo