Notícias

KVB define pedido de €696 milhões por 132 trens de superfície Stadler

A empresa de transporte público de Colônia, Kölner Verkehrs-Betriebe (KVB), firmou um contrato no valor de 696 milhões de euros com a fabricante Stadler para a entrega de 132 veículos leves de alta plataforma, que serão adaptados para a rede de transporte da cidade.

Quando o contrato foi anunciado em 28 de julho, o CEO da Stadler na Alemanha, Jure Mikolčić, comentou sobre a parceria, destacando que os novos veículos trarão conforto, eficiência energética e estarão preparados para os desafios futuros. Ele ressaltou que os trens são feitos sob medida para Colônia, incorporando tecnologia avançada e um design modular flexível.

Conforto e Modernidade nos Trens

A diretora do KVB, Stefanie Haaks, também destacou que os passageiros e motoristas podem esperar trens modernos com um alto nível de conforto. O pedido inclui 34 módulos intermediários de 10 metros de comprimento que permitirão a criação de veículos mais longos, aumentando a capacidade e a eficiência na utilização da infraestrutura existente.

Os novos cabines de comando dos trens proporcionarão boa visibilidade, além de contar com um sistema de assistência ao motorista que avisa sobre possíveis colisões e um sistema de câmeras de segurança na parte traseira para eliminar pontos cegos. As telas na cabine se ajustarão automaticamente à luminosidade do ambiente, e o sistema de câmeras ficará integrado a essas telas. Além disso, um sistema integrado de contagem de passageiros ajudará no planejamento operacional.

As rodas híbridas, que possuem anéis de alumínio, foram projetadas para reduzir o peso e o ruído durante a operação. Os interiores dos veículos apresentarão um design "iluminado" e "espaçoso", com ar-condicionado que economiza energia utilizando refrigerantes naturais, telas de 29 polegadas para informações aos passageiros e iluminação LED, garantindo uma iluminação uniforme e eficiente. A acessibilidade também será uma prioridade, com atenção às escolhas de materiais e esquema de cores.

Os veículos leves são projetados para uma vida útil superior a 30 anos, com a Stadler se comprometendo a garantir o fornecimento de peças de reposição, além de oferecer serviços de manutenção preventiva e suporte técnico.

Cronograma de Entregas

Os primeiros 10 veículos leves e cinco módulos intermediários estão programados para serem entregues em 2029 para operação em pré-série. A entrega em série está prevista para ocorrer de meados de 2030 até o final de 2032. A nova frota substituirá gradualmente os trens das séries 2200/2300 e 5100 nas linhas 4, 13 e 18 a partir de 2029.

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo