Itajaí e Região

Itajaí investe em náutica de luxo para aquecer a economia

O Marina Itajaí Boat Show está a todo vapor até domingo (06) e se firmando como a grande vitrine da náutica de luxo em Santa Catarina. Este evento, que começou na última quinta-feira (03), é uma oportunidade incrível para os estaleiros da região exibirem suas embarcações de alto padrão.

Os visitantes podem ver de perto dezenas de iates e barcos no evento, além de ter a chance de fazer test drives nas embarcações. A estrutura da feira está super caprichada, com uma passarela flutuante de 700 metros, shopping náutico e até um espaço gastronômico para saborear delícias.

Itajaí tem grandes planos para o setor náutico. O município projetou um crescimento de 18% para cada empresa do setor de luxo. Segundo o Sindicato da Indústria da Construção Naval de Itajaí (Sinconavin), a náutica já emprega cerca de 3,5 mil pessoas. Com iniciativas como o projeto Cidade Empreendedora, a expectativa é criar novas oportunidades de emprego por meio de políticas públicas inovadoras e consultorias para as empresas.

“Um dos maiores desafios é a qualificação da mão de obra. Por isso, temos 20 vagas abertas para empresas do setor que podem se inscrever e receber consultoria,” conta Gabriela Kelm, secretária de Desenvolvimento Econômico da cidade.

Itajaí se destaca na produção náutica: segundo a Associação Náutica Brasileira, cerca de 70% das embarcações de Santa Catarina são feitas por aqui. Além disso, o município lidera a exportação de barcos para esporte e lazer, o que mostra a força dessa indústria.

Marina Itajaí Boat Show: O ponto de encontro da náutica de luxo

O Marina Itajaí Boat Show não é só uma feira, é na verdade um grande hub de negócios, turismo e experiências voltadas para o setor náutico, tudo em um só lugar. A proposta é promover a união desses segmentos, além de gerar emprego e renda.

“É um evento que atrai um público de alto padrão, o que acaba beneficiando também o setor da construção civil e outros investimentos que a cidade precisa,” explica Ronaldo Jansson Jr., secretário de Turismo e Eventos.

E o impacto é significativo! Este ano, a previsão é que o evento movimenta mais de R$ 200 milhões em negócios. Isso demonstra o quanto a náutica de luxo pode impulsionar não apenas o comércio local, mas também o turismo e a economia da cidade como um todo.

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo