Balneário Camboriú

Inscrições abertas para aulas gratuitas de natação em Balneário Camboriú

A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú está com uma excelente oportunidade para quem quer aprender a nadar: aulas gratuitas de natação em águas abertas. As atividades acontecem às terças, quintas e sextas-feiras pela manhã, em dois pontos da Praia Central. Esse projeto já está rolando há cerca de cinco anos e é direcionado a pessoas a partir dos 17 anos.

As aulas são organizadas em três níveis: iniciantes, intermediários e avançados. Para os que estão começando, a ideia é aprender a técnica do nado do zero. Já os intermediários trabalham em distâncias que vão das bóias de 200 metros até 2,5 mil metros. Para quem se sente mais confiante, as aulas avançadas envolvem percursos acima de 3 mil metros, enfrentando ondas e pedras.

Atualmente, a FME está com inscrições abertas para iniciantes nas terças e sextas-feiras, com horários às 6h15 e 7h15, na altura da Rua 1400. Para se inscrever, o processo é simples: é só criar um cadastro no site da FME e aparecer para o professor responsável em um dos horários.

Para os níveis intermediário e avançado, é feita uma avaliação na aula de iniciação. O professor vai observar o aluno e indicar o nível mais apropriado. As aulas para os alunos mais avançados acontecem nas quintas-feiras, na altura da Rua 1101.

O professor de natação, Juliano Laghi Pagnoncelli, destaca que as aulas são focadas no nado em águas abertas. Os alunos aprendem desde a técnica do nado craw até como se manter seguro no mar, interpretando as condições do mar. Com a natação, o pessoal ganha muitos benefícios, como aumentar a capacidade respiratória e fortalecer a musculatura. Atualmente, a turma conta com cerca de 160 alunos que estão aprendendo com segurança.

Para quem quiser mais informações, o professor Juliano está disponível no WhatsApp pelo número 47 9969-1196.

Recentemente, a história de uma aluna chamou bastante a atenção. Marianela López, de 31 anos, entrou no projeto em novembro de 2022 e agora trabalha como guarda-vidas na Praia Brava, em Itajaí. Ela começou a frequentar as aulas com o objetivo de surfar, mas como não sabia nadar, o professor Juliano a incentivou a participar das aulas de natação. “Me apaixonei por isso. Comecei do zero, sem nunca ter nadado nem em piscina, muito menos no mar”, conta.

Marianela é argentina e vive em Balneário Camboriú há cinco anos. Ela enfatiza como o projeto e a dedicação do professor mudaram sua vida. “Hoje, longe da minha família, criei uma família aquática. Sou muito grata, pois agora posso ajudar outras pessoas com minha nova profissão.”

Rodrigo Silva

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo