Itajaí e Região

Gasto com presentes do Dia dos Pais em SC é o maior desde 2018

O Dia dos Pais está chegando e promete movimentar bastante o comércio em Santa Catarina. Segundo uma pesquisa da Fecomércio, o gasto médio por pessoa deve ser de R$ 240,90, o maior valor desde que a série histórica começou, em 2018. Isso mostra um aumento de 4,2% em relação ao ano passado, o que indica que os consumidores estão mais dispostos a abrir a carteira.

Em Blumenau, a média de gastos é mais alta, chegando a R$ 320, enquanto Joinville fica com um valor mais baixo, de R$ 175. Já em cidades como Florianópolis, Itajaí e Criciúma, os gastos ficam próximos da média estadual, mostrando uma certa estabilidade no consumo.

Quando o assunto são os presentes, as opções preferidas incluem roupas, que aparecem em 60,5% das escolhas, seguidas de perto por perfumes e cosméticos (15,2%) e calçados (13%). Embora a maioria dos consumidores deixe para fazer as compras na semana da comemoração, há um crescimento no número de pessoas que se antecipam, o que revela um planejamento maior.

As preferências do catarinense para esse Dia dos Pais

A confiança do consumidor, junto com um cenário econômico mais positivo, são fatores que ajudam a explicar esse aumento nos gastos. Edilene Cavalcanti, economista da Fecomércio SC, destaca que com a renda mais estável, as pessoas estão dispostas a gastar, mas fazem isso com atenção à qualidade.

Formas de pagamento

Outro ponto interessante é a mudança no jeito de pagar. O pagamento à vista caiu para 73,3%, enquanto a modalidade de parcelamento subiu para 25,5%, o maior índice desde que a pesquisa começou. Entre os pagamentos à vista, o Pix se destaca (26%), seguido do cartão de débito (20,6%) e dinheiro (16,2%).

Lojas físicas ou online?

Quando vão pesquisar preços, muitos consumidores ainda preferem as lojas físicas: 47,7% afirmaram que comparam os produtos pessoalmente. Mas a internet está ganhando espaço nesse aspecto, com 32,7% dos entrevistados utilizando-a para comparação. As promoções e experiências anteriores com as lojas também influenciam na decisão.

Rua, shopping ou Instagram?

Nas vendas, o comércio de rua ainda lidera com 50,9% das preferências, mas as lojas de shopping cresceram para 22,1%, assim como o e-commerce, que chegou a 20,6%. Um dado curioso é que as redes sociais agora influenciam 36,3% dos consumidores na hora de decidir onde comprar, mais que o dobro do número do ano passado.

Dia dos Pais é oportunidade para estreitar laços com lojistas, diz presidente da Fecomércio

Além dos preços e da qualidade dos produtos, a relação com o lojista também vem pesando na decisão de compra. Para o setor, essa data é uma chance de estreitar laços com os clientes. Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio, ressalta que é um momento de afeto e conexão.

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

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