Frente fria provoca temporais e mar agitado em SC nos dias 28 e 29
A passagem de uma frente fria está deixando o tempo em Santa Catarina bem instável nesta semana. Prepare-se para chuvas frequentes, tempestades isoladas e um mar agitado. A Secretaria da Proteção e Defesa Civil soltou alerta para pancadas de chuva, que podem ser intensas em alguns momentos, acompanhadas de raios, ventos fortes e até chances de granizo. O período mais complicado deve ser entre terça, dia 28, e quarta, dia 29, quando as chuvas devem ser mais volumosas e o vento mais intenso.
Hoje, segunda-feira, 27, a instabilidade vai se concentrar no centro e leste do estado. O litoral, o Vale do Itajaí e os planaltos estão enfrentando chuvas persistentes. O risco de alagamentos nessas áreas é moderado, especialmente onde a chuva já começou desde a madrugada. Na região do Grande Oeste, a expectativa é de temporais isolados à tarde e à noite, principalmente nas áreas próximas ao Paraná.
Na terça-feira, 28, uma área de baixa pressão vai aumentar a instabilidade, especialmente no Oeste, a partir da tarde. Isso pode provocar temporais mais amplos. Embora a chuva deva diminuir à noite, ainda há chance de núcleos isolados se formarem no Meio-Oeste e no Planalto Sul. As áreas em laranja representam risco alto, enquanto as em amarelo têm risco moderado para alagamentos, enxurradas, destelhamentos e queda de galhos, além de possíveis danos à rede elétrica entre a tarde e noite.
Na quarta-feira, 29, todas as regiões vão continuar com tempo chuvoso e ventos fortes. Entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte, a chuva deve ser consistente, e o mar terá ondas entre 2,5 e 3 metros, o que significa que o risco para navegação e pesca é moderado.
As temperaturas não vão variar muito nos próximos dias. As mínimas ficam em torno dos 15°C e as máximas, próximas aos 20°C na maior parte do estado. No Oeste, as máximas podem passar dos 20°C, enquanto em áreas mais altas as mínimas podem cair para perto dos 10°C. Uma melhora no tempo é esperada entre a tarde de quinta-feira, 30, e sexta-feira, 31, quando essa frente fria vai se afastar para o oceano. Mesmo assim, não dá para descartar algumas pancadas isoladas devido ao calor e à umidade que ainda vai estar presente.
Em situações como essa, é importante redobrar a atenção, especialmente em áreas que podem alagar. Evite atividades ao ar livre durante tempestades, tire pequenas embarcações da água e adie saídas de pesca durante essa agitação marítima. Em caso de emergência, acesse os serviços da Defesa Civil pelo número 199 ou chame os Bombeiros pelo 193.



