Festival de Choro acontece em BC com entrada gratuita
Balneário Camboriú vai receber, no próximo fim de semana, nos dias 9 e 10 de agosto, a primeira edição do Festival de Choro. O evento, que é gratuito, faz uma homenagem ao baterista Lucas da Rosa (in memoriam) e celebra o choro, um dos gêneros mais queridos da música brasileira. E olha que recente, o choro foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A realização é da cantora Susi Brito, com direção musical de Tiago Brizolara. O festival conta com o apoio da Prefeitura e da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Com uma programação bem variada, o evento traz oficinas, shows e a 1ª Mostra de Choros do Vale do Itajaí. Também tem parcerias com o projeto "Um Tom para Cantar", o Espaço Cultural MPM, o Camboriú Praia Hotel e o Jungle Burger, todos ingredientes essenciais para tornar a festa ainda mais especial.
Shows e Homenagens
A festa começa no sábado (09) às 19h, com um pocket show de Bruno Moritz e Rodrigo Erbs, em homenagem ao maestro e compositor Aldo Krieger, um dos precursores do choro em Santa Catarina. Esse show acontece na Praça do Pescador, no bairro da Barra, e promete ser muito emocionante.
Na sequência, às 19h30, acontece a 1ª Mostra de Choros do Vale do Itajaí, com músicas autorais escolhidas por Ricardo Pauletti e Wagner Segura, que são grandes nomes da música na região. Para fechar a noite com chave de ouro, às 21h, rola uma jam session que começa com o grupo Aperta o Passo, de Navegantes, lá no Jungle Burger, em frente à praça.
No domingo (10), o festival termina com um grande show às 20h no Teatro Bruno Nitz, que vai reunir artistas que têm feito parte da história da música local e nacional.
Oficinas e Formação
O festival também tem um foco bacana na formação de músicos. No sábado (09), das 9h às 13h, o multi-instrumentista Eduardo Lobo, do grupo Qu4tro A Zero, vai ministrar uma oficina chamada “Transposição do Choro para a instrumentação de jazz/elétrica” no Espaço MPM.
Já no domingo (10), das 10h às 13h, o baterista Guilherme Ledoux apresenta a oficina “Bateria no Choro”, também no Espaço MPM, onde ele vai lançar seu livro sobre o tema.
Nos dois dias de festival, acontece a oficina “Prática em Conjunto / Roda Aberta”, nas localidades dos shows, com a participação do grupo base do projeto, que inclui Tiago Brizolara, Rubens Azevedo “Rubão”, Binho Toledo, Denis Kazuo e Thesco. O público também pode acompanhar essa roda, que promete ser uma troca rica entre os músicos e quem estiver por lá.
Homenagem a Lucas da Rosa
Essa primeira edição do festival é uma linda homenagem ao Lucas da Rosa, que nasceu em Florianópolis e se destacou em Campinas. Ele foi um verdadeiro pioneiro na inserção da bateria no choro, influenciando muitos músicos novos. Susi Brito, uma das organizadoras, garante que teremos algumas surpresas emocionantes para relembrar o legado dele.
Programação resumida:
📅 Sábado – 09/08
• 09h às 13h – Oficina com Eduardo Lobo (Espaço MPM)
• 14h às 17h – Oficina “Prática em Conjunto / Roda Aberta” (Praça do Pescador)
• 19h – Pocket Show: “Vida e Obra de Aldo Krieger” – Bruno Moritz e Rodrigo Erbs
• 19h30 – Mostra de Choros do Vale do Itajaí
• 21h – Jam session com grupo Aperta o Passo (Jungle Burger)
📅 Domingo – 10/08
• 10h às 13h – Oficina “Bateria no Choro” com Guilherme Ledoux (Espaço MPM)
• 14h30 às 17h30 – Oficina “Prática em Conjunto / Roda Aberta” (Teatro Bruno Nitz)
• 20h – Show de Encerramento (Teatro Bruno Nitz)