Itajaí e Região

Evolução do porto de Itajaí no último século

O Porto de Itajaí, que começou suas atividades voltado para a exportação de madeira, se destaca hoje pela crescente movimentação de contêineres. Em uma trajetória que começou no século XIX, este porto se tornou uma referência para a economia da região.

Histórias sobre o Porto de Itajaí são repletas de mudanças e adaptações. Em 2025, o terminal foi federalizado e agora está sob a supervisão da Autoridade Portuária de Santos. Recentemente, o advogado João Paulo Gama assumiu a superintendência, trazendo novos ares para a administração.

Para entender como esse porto se tornou tão importante, é interessante olhar para seu começo. Os primeiros estudos começaram há mais de 120 anos, mas as obras significativas só começaram em 1914, com a construção do molhe Sul.

Um pouco da trajetória do Porto de Itajaí

As coisas realmente começaram a ganhar forma em 1938, quando se deu início à construção do cais, que contava com 233 metros de extensão e o primeiro armazém. Na década de 50, o cais recebeu uma ampliação, chegando a 803 metros, e em 1956 foi erguido o primeiro armazém frigorífico.

A década de 1960 trouxe desafios, como a diminuição na extração de madeira, o que levou o porto a diversificar suas operações. Nos anos 70, além da madeira, começaram a ser movimentados produtos como açúcar e cargas congeladas, com os contêineres ganhando destaque.

Desafios e superações

O Porto de Itajaí passou por grandes transformações ao longo de sua existência. Após a extinção da Portobras em 1990, houve uma crise na administração. A população de Itajaí buscou a municipalização da gestão, com a delegação do porto ao município por 25 anos. Essa mudança possibilitou arrendamentos e investimentos em modernização.

O porto também enfrentou dificuldades com enchentes. Em 1983, metade do cais foi destruído. Novamente, em 2008, outra cheia trouxe danos significativos. O governo federal rapidamente garantiu recursos para a reconstrução, que foi concluída em 2010.

Apesar das adversidades, o Porto se recuperou bem. Somente um ano depois da enchente de 2008, já era o segundo em movimentação de contêineres no país.

O novo rumo com a federalização

Com a recente federalização em 2025, o Porto de Itajaí passou a operar como uma extensão da Autoridade Portuária de Santos. Essa parceria busca automatizar processos, principalmente na área de alfandegamento. Santos, o maior porto da América Latina, pode direcionar parte das cargas para Itajaí, proporcionando um crescimento significativo para o terminal.

Nos últimos meses, o terminal de Itajaí teve um aumento impressionante de 1.494,58% na movimentação, após ter enfrentado um período de inatividade. Dados recentes mostram que, apenas neste semestre, moveram-se 1,7 milhão de toneladas de carga no porto.

Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação da Autoridade Portuária de Itajaí, que será uma empresa pública federal. Isso marca mais um passo nesse caminho de modernização e crescimento do porto, que, como muitos devem saber, é uma peça chave para a economia local e regional.

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

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