Estudantes do colégio militar de Blumenau viajam ao Panamá
Estudantes do Colégio Militar de Blumenau brilharam e garantiram uma vaga no torneio continental de robótica! A equipe, conhecida como Tech Titans, vai representar nossa cidade no Open Américas, que acontece no Panamá, entre os dias 19 e 21 de outubro. A classificação foi conquistada durante a etapa nacional do World Robot Olympiad (WRO), realizada em Jaraguá do Sul no último sábado, dia 30.
Os jovens talentos tiveram um desafio que fez qualquer um pensar grande: desenvolver robôs para simular a colonização de Marte. Eles se jogaram na montagem e na programação dos robôs, que foram responsáveis por entregar peças em diferentes partes do “planeta” simulado. Isso tudo é uma mistura de aprendizado e diversão!
A competição foi dividida em duas categorias: a RoboMission, que foca na corrida de robôs em tempo real, e a Future Innovators, onde os estudantes apresentam os projetos em estandes. Os desafios foram organizados em três faixas etárias: Elementary para crianças de 8 a 12 anos, a júnior para jovens de 11 a 15, e a sênior para os mais velhos, de 14 a 19 anos.
Torneio continental de robótica
A equipe Tech Titans se destacou na categoria RoboMission na faixa júnior. Eles não estão sozinhos nessa jornada; a equipe RobPeople, do Colégio Sinodal Ruy Barbosa, de Rio do Sul, também garantiu sua vaga na mesma categoria. E não para por aí! Estudantes de outras cidades de Santa Catarina, como Itajaí, Brusque, Joinville e Jaraguá do Sul, também estarão no Panamá.
Competição em Singapura
Quem estiver no topo da competição agora terá a chance de ir para Singapura e participar das olimpíadas de robótica, um evento internacional que ocorrerá de 26 a 28 de novembro. E adivinha? As escolas de Camboriú e Tubarão também estarão lá!
A prática de robótica no Colégio Militar de Blumenau acontece durante o contraturno, permitindo que os alunos coloquem em prática o que aprenderam. Usando peças de Lego, eles aprimoram sua criatividade e raciocínio computacional. E não é só isso! Os alunos também exploram o fascinante mundo da impressão 3D e da programação “desplugada”, onde aprendem os conceitos tecnológicos sem precisar de computadores.
É incrível ver como esses jovens estão se preparando para um futuro cheio de tecnologia e inovação, tudo isso pertinho de nós no Vale do Itajaí!