Notícias

Elétrica favorita de analistas para julho não é vista como dividendo

A Copel, conhecida pelo ticker CPLE6, foi eleita a ação preferida no setor elétrico por analistas de 20 instituições financeiras, de acordo com uma pesquisa recente. Para o mês de julho, a empresa recebeu oito recomendações, destacando-se no mercado.

O banco BTG Pactual comenta que a Copel possui potencial de ser uma boa opção de investimento em dividendos, apesar de seu valor ainda não refletir isso completamente. A razão seria a incerteza em relação aos proventos que a companhia pode pagar. Recentemente, a empresa anunciou uma nova política de dividendos, no qual estabelece uma dívida líquida de até 2,8 vezes o Ebitda, com o objetivo de alcançar esse nível em 24 meses. Além disso, a Copel comprometeu-se a distribuir ao menos 75% de seu lucro como dividendos. O BTG Pactual projeta um rendimento médio de dividendos de 10,2% para a companhia entre 2025 e 2028.

Os analistas destacam que a Copel tem cumprido consistentemente as metas estabelecidas após sua privatização. Além disso, a XP Investimentos observou que a empresa começou o processo de migração para o Novo Mercado, o que deverá ajudar a aumentar a liquidez das ações.

No ranking de elétricas favoritas, a Eletrobras, com o ticker ELET3, também se destacou, aparecendo em sete indicações. A Empiricus Research prevê que os lucros e os dividendos da Eletrobras devem crescer devido a várias oportunidades de melhoria operacional, como a redução de custos e a otimização dos investimentos em geração e transmissão de energia.

Outras empresas que foram mencionadas nas preferências dos analistas incluem a Equatorial (EQTL3), que fez parte de cinco carteiras, e a Cemig (CMIG4), que apareceu em duas.

O levantamento considerou carteiras de ações de 20 instituições financeiras, resultando em um total de 76 ações recomendadas, com 189 indicações ao todo. As instituições que participaram da pesquisa incluem grandes nomes como BTG Pactual, XP Investimentos, Itaú BBA e Empiricus Research, entre outras.

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo