CNU 2025: edital simplificado facilita pedido de isenção
Os interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) 2025, que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), agora têm um novo procedimento. Eles não precisam mais informar o Número de Identificação Social (NIS) na inscrição. A mudança foi anunciada nesta quinta-feira, 3 de outubro, em uma retificação do edital do concurso, que é organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), ligada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
A nova regra permite que a verificação do direito à isenção seja feita automaticamente, usando dados já cadastrados na União. Para quem deseja aproveitar essa isenção, é importante ressaltar que o pedido deve ser feito até a próxima terça-feira, 8 de outubro.
Além disso, o edital trouxe outras mudanças, especialmente nas opções de pagamento da taxa de inscrição. Agora, os candidatos podem pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU) através da plataforma PagTesouro, utilizando métodos como Pix, cartão de crédito (com possíveis taxas) ou boleto, que deve ser pago exclusivamente no Banco do Brasil. Anteriormente, os candidatos tinham mais opções, como pagar em dinheiro em agências bancárias, casas lotéricas e Correios.
A taxa de inscrição permanece no valor de R$ 70 para todos os cargos, tanto de nível médio quanto superior.
No que diz respeito à aplicação das provas no estado de Goiás, o edital atualizado especificou os municípios onde os testes ocorrerão. Inicialmente, o edital não mencionou oito cidades goianas. Agora, as provas serão realizadas em 17 cidades: Águas Lindas de Goiás, Aparecida de Goiânia, Catalão, Cidade Ocidental, Formosa, Goianésia, Goiânia, Iporá, Itumbiara, Luziânia, Mineiros, Novo Gama, Planaltina, Porangatu, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás. No total, as provas do concurso ocorrerão em 228 cidades em todas as 27 unidades da federação.
O Concurso Público Nacional Unificado oferece 3.652 vagas para 32 órgãos e as provas serão realizadas em dois dias: a primeira fase, com questões objetivas, em outubro e, a segunda fase, com perguntas dissertativas, em dezembro, apenas para os candidatos aprovados na etapa anterior. Os cargos estão organizados em nove grupos temáticos, permitindo que os candidatos se inscrevam para diferentes posições dentro do mesmo grupo e selecionem suas preferências de vagas.