Ciclone extratropical se aproxima de SC: confira as áreas afetadas
Um ciclone extratropical está se aproximando de Santa Catarina e deve deixar o Estado em alerta entre a segunda-feira (8) e a terça-feira (9). A previsão fala de temporais, chuvas intensas em pouco tempo e ventos que podem chegar a 70 km/h, com até 90 km/h na costa, na quarta-feira (10).
A Defesa Civil já fez um alerta, destacando que algumas áreas podem sofrer com destelhamentos, quedas de árvores e alagamentos. É bom ficar atento!
Ciclone extratropical se aproxima: onde vai atuar?
De acordo com a Defesa Civil, na segunda-feira (8), entre meio-dia e 23h59, as seguintes regiões entram em atenção:
– Extremo-Oeste
– Oeste
– Meio-Oeste
– Planalto Norte
Enquanto isso, o Planalto Sul e o Alto Vale do Itajaí ficarão em observação. Para a terça-feira (9), a situação muda: todas as regiões do Estado estarão em atenção por conta do avanço do ciclone e aumento do risco de alagamentos.
Segunda-feira (8): atenção para chuvas intensas
Na tarde e na noite de segunda, as condições do tempo vão favorecer temporais com rainhas pontuais e até chance de granizo, especialmente no Grande Oeste. O risco previsto é:
– Moderado a alto para destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos à rede elétrica e alagamentos no Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planalto.
– Moderado a baixo nas outras regiões.
Terça-feira (9): aumento do risco de alagamentos
Na madrugada de terça, as instabilidades se intensificam. A chuva deve ser persistente e, em alguns momentos, intensa, aumentando o risco de alagamentos, enxurradas e transtornos devido ao acúmulo rápido de água. Nas áreas litorâneas, os ventos ficam mais fortes, com rajadas podendo chegar a 70 km/h.
Quarta-feira (10): ventos intensos no Litoral
Com o ciclone se afastando para alto mar, a chuva deve perder força, mas os ventos nas áreas costeiras vão aumentar. Rajadas podem atingir até 90 km/h, exigindo atenção com estruturas, embarcações e a faixa litorânea.
Dicas da Defesa Civil
Durante esse período de instabilidade, é importante que a população preste atenção aos alertas e siga algumas recomendações:
1. Procure abrigo durante os temporais, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
2. Evite ficar perto de árvores, placas e muros durante os ventos fortes.
3. Se ocorrerem alagamentos, não atravesse ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.
Fiquem seguros e sempre informados sobre o que está acontecendo no nosso Estado!



