A princípio, surge uma solução necessária para o descarte adequado de móveis e eletroeletrônicos em Itajaí! O Caminhão do Programa Cata Treco, uma iniciativa da Secretaria de Obras da cidade, está percorrendo 22 bairros até o final deste ano. A partir da próxima segunda-feira (27), as equipes estarão nos bairros Ressacada, Dom Bosco, São João, São Judas, Carvalho e Canhanduba.
Veja também: Reviravolta no Porto de Itajaí: Entenda a Disputa pela Operação
Facilitando o Descarte e a Destinação Sustentável
A saber: o propósito do programa é possibilitar que a população faça o descarte adequado desses materiais, evitando, com toda a certeza, o acúmulo de lixo em terrenos baldios e calçadas. Ainda assim, essa ação é um passo, antes de tudo, importante para a preservação do meio ambiente local.
Com efeito, durante o horário comercial, das 8h às 18h, os dois caminhões do Cata Treco circulam pelas ruas para coletar móveis, eletrônicos e eletrodomésticos. É importante ressaltar que os materiais devem ser solicitados para coleta, não devendo ser deixados em frente às residências sem agendamento prévio.
Leia agora: Prefeitura Preserva a Natureza na Praia Brava Sul em Itajaí
O Que o Programa Coleta e Onde Descartar Outros Materiais?
O Cata Treco é específico para móveis, eletrônicos e eletrodomésticos. Para materiais de construção civil, há o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), localizado na rua Érico Veríssimo, nº 658, no bairro São Vicente. Esse local aceita até 1 m³ por domicílio/dia.
Além disso, há a opção de descarte desses materiais diretamente na Secretaria de Obras, na rua José Pereira Liberato, nº 1889, no bairro São João.
Para agendar a coleta dos materiais, basta utilizar o aplicativo Conecta.í, no módulo ‘CATA TRECO’. Em caso de dúvidas, o telefone para contato é o (47) 3348-0303.
Confira a agenda do Cata Treco para os próximos dias:
- 27/11: Ressacada, Dom Bosco, São João, São Judas, Carvalho e Canhanduba;
- 04/12: Fazenda, Fazendinha, Cabeçudas e Praia Brava;
- 11/12: Espinheiros, Santa Regina, Portal I, Portal II, Itaipava, Rio do Meio e Quilômetro 12;
- 18/12: Cordeiros, Salseiros e Murta;
- 26/12: São Vicente e Rio Bonito.
Uma cidade mais limpa e sustentável depende da nossa colaboração! Como resultado, agora que você já sabe como contribuir com o Cata Treco em Itajaí, não deixe de conferir outros assuntos relacionados no Portal.
Entenda mais: Revitalização da Avenida Santa Catarina: Novo Capítulo na Mobilidade Urbana de Camboriú