Cão em SC: letreiro de monumento é removido; entenda o motivo
Três dias após a inauguração, que rolou na última sexta-feira (3), o monumento em homenagem ao Ice, o primeiro cão guarda-vidas do Brasil, localizado em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, já está gerando polêmica. Isso porque o letreiro que deveria identificar o local foi removido.
A Prefeitura de Itajaí fez um comunicado esclarecendo que não houve furto, como cogitaram alguns. A informação é que a sinalização foi retirada para ajustes, já que apresentava um erro de grafia. O letreiro dizia “Praia do Ice”, mas o correto é “Praça do Mima”. Então, assim que tudo estiver corrigido, ele será reinstalado.
Além disso, o comunicado oficial também mencionou que estava sendo investigada a remoção indevida de outra placa de homenagem. A Secretaria Municipal de Segurança Pública está apurando todas as circunstâncias relacionadas a isso.
Monumento de cão guarda-vidas em Itajaí
Esse monumento é uma justa homenagem ao Ice, que fez história no Corpo de Bombeiros Militar de SC. Ele faleceu em setembro de 2024, aos 14 anos, e teve seu trabalho reconhecido pelo RankBrasil. Ice não foi apenas um cão, mas um verdadeiro herói, tendo participado de mais de 100 operações de busca e resgate.
A escultura foi erguida em Itajaí, a cidade natal de Sargento Evandro Amorim, seu tutor e parceiro por 15 anos. O Ice atuou ativamente na Praia de Cabeçudas entre 2017 e 2019 e, antes disso, em 2015, foi o primeiro cão a auxiliar nas buscas após a tragédia de Mariana, em Minas Gerais.
Depois de se aposentar em 2019, Ice viveu seus dias como um pet amado pelo sargento e ainda participou de projetos de Terapia Assistida por Animais, levando alegria a pacientes do Hospital Marieta Konder Bornhausen e a alunos da APAE de Itajaí. Não é à toa que essa homenagem tomou forma: um amor e dedicação dignos de se eternizar na cidade, não acham?