Calor eleva risco de temporais em SC na última semana do ano
O calorão, a umidade elevada e aquele ar abafado estão deixando Santa Catarina em alerta para temporais. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, esse é um típico padrão de verão, que promete trazer chuvas fortes, acompanhadas de trovoadas, ventos intensos e até granizo, especialmente no fim da tarde e à noite.
Segundo Piter, a combinação de altas temperaturas — que podem passar dos 30°C em algumas áreas, chegando até a 38°C —, somada à umidade e à queda da pressão atmosférica, cria um cenário ideal para a formação de tempestades. As nuvens mais preocupantes são as do tipo Cumulonimbus, conhecidas por sua associação com instabilidade climática. Durante esse período, você também pode notar nuvens como Shelf Cloud e até arcos-íris, que ficam mais frequentes.
Onde o tempo vai esquentar mais
O risco de temporais vai atingir várias regiões de Santa Catarina, com destaque para o Litoral Norte, Médio Vale e Grande Florianópolis. Em locais onde o calor é mais intenso, as tempestades podem causar alguns estragos, mesmo que de forma pontual.
Manhãs tranquilas, tardes de tempestade
Nos próximos dias, a tendência é que as manhãs sejam aproveitáveis, com sol entre as nuvens, enquanto as tardes trarão um aumento na probabilidade de temporais. O clima instável deve crescer ao longo do dia, avançando pela noite.
Piter alerta que esse padrão de altas temperaturas e riscos de tempestades deve prevalecer até o final do ano. Portanto, fique atento às mudanças rápidas do tempo, principalmente quando o calor estiver mais intenso. É sempre bom estar preparado!



