BYD, da China, lança híbrido com autonomia de 1.243 milhas
A fabricante chinesa de automóveis BYD lançou um novo modelo de perua híbrida plug-in, chamado Seal 06 DM-i, com preço inicial de 109.800 yuan (cerca de R$ 15.230). Essa perua se destaca pelo seu alcance misto de 2.000 quilômetros, consumo de combustível de aproximadamente 31,8 km/l e capacidade do porta-malas de 670 litros.
Embora as peruas não sejam populares na China — onde a maioria dos consumidores prefere SUVs — a crescente adoção de veículos de nova energia está despertando o interesse por esse tipo de carro. Devido à sua eficiência aerodinâmica e praticidade, a BYD acredita que a Seal 06 DM-i pode ser uma boa opção tanto para o mercado interno quanto para o exterior.
Com desempenho relevante, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos. Nos últimos anos, diversas montadoras chinesas têm lançado peruas de nova energia, como a Zeekr 001 e o Nio ET5 Touring, que já estão disponíveis na Europa ou prestes a entrar no mercado europeu. A BYD também pretende levar a Seal 06 DM-i para compradores europeus.
A perua é prática, com um porta-malas que oferece cerca de 670 litros, podendo chegar a 1.530 litros com os bancos traseiros rebatidos. Um recurso interessante é a tecnologia Vehicle-to-Load (V2L), que permite ao veículo funcionar como uma fonte de energia, ideal para atividades ao ar livre e acampamentos.
O modelo utiliza a quinta geração do sistema híbrido plug-in da BYD. A versão básica conta com um motor de 1,5 litros que gera 99 cavalos de potência, combinado com um motor elétrico de 161 cavalos. O sistema é alimentado por uma bateria de íon de lítio de 10,08 kWh, proporcionando uma autonomia elétrica de até 80 quilômetros sob os padrões CLTC.
Além da versão básica, há uma opção mais potente que combina o mesmo motor de 1,5 litros com um motor elétrico que produz 215 cavalos. Esta variante reduz o tempo de aceleração para 7,7 segundos, incluindo uma bateria maior de 18,7 kWh, que permite um alcance elétrico de até 150 quilômetros. O veículo possui um tanque de 65 litros, permitindo que a combinação do tanque cheio com a carga da bateria alcance até 2.000 quilômetros.
O modelo de entrada é equipado com o sistema de assistência ao motorista DiPilot 100, que pode executar direção autônoma em rodovias. Este sistema é notável por seu poder de processamento, capaz de realizar 100 trilhões de operações por segundo. O carro também está equipado com 12 câmeras, 5 radares de onda milimétrica e 12 sensores ultrassônicos, garantindo um alto nível de segurança e assistência ao motorista.