Notícias

Bando Anunciador reúne multidão em Feira de Santana

Bando Anunciador reúne multidão em Feira de Santana

Neste domingo (6), a cidade de Feira de Santana celebrou o retorno do Bando Anunciador, um tradicional evento que marca o início das festividades em homenagem à padroeira da cidade, Senhora Sant’Ana. Desde o século XIX, essa festa tem sido uma expressão vibrante da cultura popular local.

Milhares de pessoas saíram às ruas para participar do cortejo, que contou com grupos representando diversos bairros, como Chácara São Cosme, Olhos D’Água, Tomba, Eucalipto e Queimadinha. Os participantes trouxeram muito colorido e criatividade, como blocos que incluíram "bonecos de Olinda".

Os foliões estavam fantasiados de diversas maneiras, com personagens históricos, de desenhos animados e figuras icônicas, como a morte, o pirata, a deusa grega e até o Chapolin Colorado. A variedade de fantasias foi destacada por Ariel Adorno, um estudante que explicou a evolução da representação medicinal através das fantasias de médicos da peste negra.

Sílvia Azevedo, coordenadora de eventos do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca/Uefs), elogiou a participação do público, que mesmo com o frio e a chuva, compareceu em grande número. "Tivemos um evento muito positivo", afirmou. Este ano, a festa reuniu cerca de 15 grupos tradicionais e diversos blocos espontâneos.

Dois bandos, os da Chácara São Cosme e dos Olhos D’Água, se uniram nesta edição, o que gerou um clima de rivalidade amistosa entre eles, tornando a festa ainda mais especial. Maria Bárbara, rainha do bando dos Olhos D’Água, ressaltou a diversidade do evento, que atrai não só os moradores da cidade, mas também visitantes de outras localidades.

Além das comemorações, o Bando Anunciador também serviu como palco para protestos e reivindicações. O professor Elson Moura se apresentou com o bloco “Direitos se Cumprem”, abordando questões como a promoção de carreiras e a crise no plano de saúde Planserv. A enfermeira Gerusa Ché, com uma faixa pedindo melhorias no sistema de saúde, enfatizou a insatisfação dos servidores com a situação atual.

A Prefeitura de Feira de Santana deu suporte ao evento, garantindo a segurança com a ajuda da Polícia Militar. Cristiano Lobo, secretário de Cultura, destacou a importância da festa para a diversidade cultural da cidade. O Coronel Muller, responsável pela segurança no evento, comentou sobre a tranquilidade e organização da festa.

Os foliões, indiferentes ao frio, celebraram com alegria e respeito a tradições culturais. Pessoas de todas as idades e grupos, como o vereador Pedro Américo, se fantasiaram e se divertiram nas ruas.

Após o percurso pelo centro da cidade, os grupos se dispersaram em frente ao Mercado de Arte Popular, encerrando mais uma edição do Bando Anunciador, que, como sempre, é um reflexo da alegria e da identidade cultural de Feira de Santana.

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo