Balneário Camboriú

Balneário Camboriú começa castrações gratuitas de pets neste domingo

Neste domingo, dia 19, a Prefeitura de Balneário Camboriú dará um importante passo em prol dos nossos pets. As castrações gratuitas e itinerantes para cães e gatos começam no Bairro São Judas Tadeu, bem pertinho da entrada da Vila Fortaleza. O atendimento acontecerá das 9h às 15h, em um ônibus especial chamado CastraBus, que ficará estacionado no Centro de Educação Municipal (CEM) Alfredo Domingos da Silva, na Avenida Hermógenes Assis Feijó.

Para garantir a castração do seu bichinho, é preciso fazer um cadastro. Você pode se inscrever pelo link disponibilizado ou então mandar uma mensagem pelo WhatsApp, no número (47) 9982-1651. O cadastramento estará aberto até quinta-feira, dia 16, às 20h, para quem quer levar o animal no domingo.

No primeiro dia, a prioridade será para os moradores da Vila Fortaleza, mas quem mora em outros bairros também poderá ser atendido. As castrações em cães acontecerão das 9h às 12h, e, em seguida, será a vez dos gatos, das 12h às 15h. É fundamental seguir as orientações de pré-operatório que estão disponíveis, pois o atendimento será realizado conforme a preparação necessária para a cirurgia. O processo em si deve durar cerca de 1h30.

Essa ação faz parte do Programa Castra Pet, lançado em setembro pela Prefeitura para ajudar no controle populacional de animais. Ao invés de realizar os procedimentos em clínicas, a prefeitura decidiu levar o serviço até as comunidades, com datas e locais determinados pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semam). O secretário Nelson Oliveira garante que o CastraBus passará por outras regiões da cidade ainda este ano.

Serão oferecidas mil castrações para cães e gatos que pesem até 30 quilos. Cada um dos procedimentos incluirá diversas etapas: consulta pré-operatória, a cirurgia com material esterilizado, microchipagem, fornecimento de medicação pós-operatória (antibiótico e anti-inflamatório para cinco dias), e até roupa cirúrgica ou colar elizabetano. Os animais receberão um registro em um prontuário clínico e, caso necessário, atendimento pós-operatório. O investimento total da Prefeitura é de R$ 270.806, parte desse valor foi arrecadada durante a Festa dos Amigos e destinada ao Fundo Municipal de Amparo aos Animais (Fama).

Além disso, todos os animais castrados receberão um chip que armazena informações sobre eles. No domingo, uma equipe da Semam estará no local para realizar esse cadastramento.

Os procedimentos cirúrgicos serão feitos pela MK Clínica Veterinária Ltda., que foi a primeira a ser habilitada no edital de credenciamento.

Durante uma reunião com o Conselho Municipal de Proteção Animal (Compa), ficou decidido que as castrações itinerantes são um passo importante para a saúde pública e o controle populacional de cães e gatos. O secretário reforça que a meta é garantir que todos os tutores tenham acesso a esse serviço essencial de forma gratuita.

Além do cadastro pelo WhatsApp e link, as inscrições estão abertas ao público geral, mas, prioritariamente, serão atendidos animais de tutores que estão no Cadastro Único e protetores.

Os pets que poderão ser castrados vão de quatro meses a oito anos de idade e devem ter até 30 quilos. Porém, raças como pug, spitz alemão e bulldogs não poderão participar dos mutirões, pois exigem exames pré-procedimento.

Neste domingo, acompanhe tudo no CastraBus, estacionado no CEM Alfredo Domingos da Silva, com o atendimento seguindo as seguintes horas: das 9h às 12h para cães e, em seguida, das 12h às 15h para gatos.

Antes da castração, alguns cuidados são essenciais. No dia, é preciso seguir um jejum pré-operatório rigoroso. O cão deve ser alimentado às 6h e o gato às 9h. O gato deve ir em uma caixa de transporte sem cobertores ou almofadas, apenas ele. Já o cão deve ser levado com guia e coleira, e, se necessário, usar focinheira. É bom lembrar de trazer um cobertor e, após a cirurgia, o uso do colar ou malha pós-cirúrgica também é obrigatório.

Espero que essa novidade traga muitos sorrisos e alívio para os tutores e, claro, bem-estar para nossos amados animais!

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo