ItajaíNavegantesNotícias

Água em Itajaí e Navegantes: Crise persiste; reservatórios em níveis críticos

A situação do abastecimento de água em Itajaí e Navegantes continua delicada. Na última quarta-feira (6 de dezembro de 2023), a principal Estação de Tratamento de Água (ETA) de Itajaí operava em sua capacidade máxima por volta das 16h. No entanto, os esforços para enviar 1.100 litros de água potável por segundo à rede de distribuição não têm sido suficientes para suprir a demanda crescente e recuperar a pressão e a reservação.

Foto: No Ponto SC

Leia agora: Natal EnCanto em Itajaí: Desfile e Atrações no Centro

Principais destaques

  • Estação de Tratamento de Água (ETA) opera em capacidade máxima, porém, não atende à demanda.
  • Reservatórios críticos, como São Roque e Arapongas, estão apenas a 25% de suas capacidades.
  • Falta de água decorre da impossibilidade de tratar água bruta com altos níveis de turbidez.

Reservatórios em Níveis Críticos

Os maiores reservatórios da região, São Roque e Arapongas, enfrentam um dilema preocupante, estando apenas a 25% de suas capacidades. Esse nível é considerado crítico, principalmente para o horário atual. Ademais, os reservatórios auxiliares, como Morro Cortado, Morro da Cruz e Cabeçudas, encontram-se completamente vazios, agravando ainda mais a situação.

Causas da Escassez de Água

A escassez de água, que afetou várias áreas urbanas de Itajaí e Navegantes nas últimas horas, teve origem na impossibilidade de tratar a água bruta captada no canal retificado do rio Itajaí-mirim. Esta água atingiu níveis de turbidez mais de 57 vezes superiores ao limite operacional regular do sistema. José Adriano Kielling, Engenheiro Químico e responsável técnico pelo tratamento de água no Semasa, explicou: “Desbarrancamentos nas margens na nascente, na altura de Vidal Ramos e Imbuia, geraram a lama que precisamos processar para tornar a água potável.”

Entenda mais: Novo Fechamento do Canal de Acesso aos Portos de Itajaí e Navegantes Devido à Forte Correnteza

Medidas Emergenciais e Apelos à População

Enquanto enfrentamos essa situação de emergência, as ETAs têm reduzido drasticamente o volume de litros tratados por segundo, ao passo que aumentam a dosagem de produtos químicos para remover a sujeira da água. O apelo do Semasa é claro: adiem todas as atividades de lavagem que não sejam urgentes. Carmo Dias, Diretor de Relacionamento com o Cliente, destaca: “Certamente, priorizamos o abastecimento de unidades essenciais.”

Perspectivas Futuras e Expectativas

A normalização do abastecimento ainda carece de previsão. O corpo técnico do Semasa sugere uma possível melhoria na pressão e na reservação durante a próxima madrugada, considerando uma redução significativa do consumo.

Veja também: Corujas Trazem Cores e Cultura para Navegantes

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo