Balneário Camboriú

Bandeira Azul é hasteada em três praias de Balneário Camboriú

A partir de segunda-feira, dia 15, três praias de Balneário Camboriú vão exibir novamente a Bandeira Azul nesta temporada de verão 2025/2026. A festa para o hasteamento acontece às 9h no Restaurante Costão Parador, que fica na Rua Higino João Pio, número 320, na praia do Estaleirinho.

A bandeira Azul é um verdadeiro selo de qualidade, mostrando que as praias atendem a critérios rigorosos de avaliação, como a qualidade da água, a gestão ambiental, a segurança, e a infraestrutura. Durante toda a temporada, a bandeira ficará hasteada nas praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho, sempre quando os guarda-vidas estiverem de plantão.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Nelson de Oliveira, celebrou essa conquista. Ele destacou que esse reconhecimento não é só um prêmio, mas também uma demostração do esforço da comunidade, que é fundamental para manter as praias limpas e organizadas. Ele comentou sobre como o resultado é resultado de um trabalho contínuo, envolvendo servidores e moradores que prezam pela preservação do meio ambiente. É um passo importante para que Balneário Camboriú continue sendo um exemplo de sustentabilidade na região.

Para garantir uma boa experiência para os visitantes, a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, fez melhorias nos decks e nas passarelas nas três praias que foram certificadas. E não para por aí! As praias também vão ter banheiros e chuveiros à disposição, funcionando todos os dias, das 7h às 19h.

Vale lembrar que as praias do Estaleiro e Estaleirinho estão no programa desde a temporada 2018/2019, renovando a certificação todos os anos. Já Taquaras entrou para o time da Bandeira Azul em 2022. E quem também mantém a certificação a cada ano é a Tedesco Marina, contribuindo para que Balneário Camboriú seja um destino sempre mais consciente e sustentável.

O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa internacional que coordena o selo pela Foundation for Environmental Education (FEE). No Brasil, o Instituto Ambientes em Rede (IAR) gerencia essa certificação, que exige que sejam cumpridos 38 critérios todos os anos, abordando desde a qualidade da água até aspectos de educação ambiental. Isso tudo é para garantir que vamos poder aproveitar nossas praias com tranquilidade e segurança.

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo