Queda ineditável de acidentes marca trecho da BR-470
Depois de muito tempo marcado por acidentes e tragédias, o trecho conhecido como “trecho da morte” da BR-470, em Indaial, está dando sinais de mudança. Entre os quilômetros 67 e 72, a quantidade de acidentes fatais caiu significativamente, trazendo esperança e alívio para motoristas e moradores da região.
Esse trecho, antes infame pela alta ocorrência de colisões, agora apresenta dados mais positivos, segundo levantamentos realizados entre 2019 e 2025. O cenário atual traz um alívio à comunidade local, que por muito tempo viveu com o medo constante de novos incidentes.
Números revelam uma transformação na BR-470
Infelizmente, mesmo com essa melhora, a área ainda é considerada crítica. Entre 2019 e 2025, foram registrados dez mortes, sendo três delas apenas em 2022. No entanto, em 2024 e 2025, o número de vítimas caiu para uma por ano. Isso acontece mesmo com o aumento do fluxo de veículos, já que muitos voltaram às estradas após a pandemia.
A PRF, ou Polícia Rodoviária Federal, acredita que essa redução se deve, em grande parte, às melhorias na infraestrutura. O conhecido trecho da BR-470 começou a passar por obras de duplicação que estão mudando a dinâmica do trânsito na região.
As obras que estão fazendo a diferença
O DNIT, que é o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, informou que as obras de duplicação têm avançado bastante em Indaial. Quatro viadutos já foram entregues: no km 67 (Carijós), km 68 (entroncamento com a SC-477), km 70 (bairro João Paulo II) e km 72 (Rua Santa Luzia). Essas intervenções eliminaram cruzamentos críticos e melhoraram o fluxo dos veículos.
Atualmente, ainda está em progresso a construção de um viaduto no km 64. Com um investimento de R$ 26,7 milhões, as obras prometem ser concluídas em 2026 e deverão criar novas opções de travessia, permitindo que motoristas e pedestres se desloquem de maneira mais segura.
Um futuro mais seguro se desenha
Os números indicam uma tendência de queda na acidentalidade. Em 2019, o trecho registrou 93 acidentes, fazendo do ano o mais perigoso desse intervalo. Já em 2024, esse número caiu para 43 acidentes, e em 2025, de janeiro a novembro, foram 38. A quantidade de vítimas fatais se manteve em uma ocorrência só, o que representa um progresso considerável.
Essas melhorias são creditadas não apenas às obras, mas também à mudança no padrão de movimentação na rodovia. O advogado e especialista em trânsito, William Pedroso de Abreu, explica que a duplicação elimina muitos pontos de conflito e melhora a fluidez do tráfego. Isso evita situações perigosas, como ultrapassagens forçadas que, frequentemente, resultam em acidentes graves.
A expectativa é de um cenário ainda melhor
O DNIT e a PRF têm a esperança de que, ao final das obras, a BR-470 não seja mais vista como um dos trechos mais perigosos. É claro que o comportamento dos motoristas continua sendo um fator determinante, mas uma infraestrutura de qualidade pode fazer muita diferença na segurança viária.
Os dados já mostram que mudanças estão ocorrendo, trazendo uma nova perspectiva para um trecho que, por muito tempo, foi sinônimo de tragédia no Vale do Itajaí. A esperança é que esse cenário continue a se transformar, garantindo mais segurança e tranquilidade para todos que passam por ali.



