Itajaí e Região

Rodovia bilionária promete acabar com gargalo na BR-101 em SC

O trecho da BR-101 entre Itajaí e Balneário Camboriú tem sido um verdadeiro desafio para motoristas, especialmente nos horários de pico. Durante esses momentos, é comum ver filas enormes, mas o problema se agrava ainda mais quando ocorrem acidentes. Recentemente, um caso de colisão com vítima levou a pista a fechar, resultando em 24 quilômetros de engarrafamento, e motoristas ficaram até cinco horas parados até a liberação da via.

Para aliviar essa situação, o governo de Santa Catarina está planejando uma nova rodovia chamada Via Mar. Com início das obras previsto para o primeiro semestre de 2026, essa via vai conectar Joinville ao Contorno Viário da Grande Florianópolis, oferecendo uma alternativa mais fluida para quem trafega por essa região tão movimentada.

O governador Jorginho Mello mencionou em uma entrevista que a nova estrada terá 145 km de extensão, com seis pistas e uma velocidade máxima permitida de 120 km/h. Ele destacou que a Via Mar deverá impactar positivamente a vida de empreendedores, trabalhadores e turistas que utilizam a BR-101, que, segundo ele, está saturada.

A obra e seus custos

A fase inicial do projeto está orçada em R$ 1 bilhão e será financiada pelo governo estadual. Para as próximas etapas, uma licitação será realizada para escolher a empresa que dará continuidade à obra por meio de uma parceria público-privada (PPP). A ideia é que a empresa vencedora consiga reembolsar o valor da primeira parte ao estado, estabelecendo praças de pedágio ao longo da pista.

No total, a obra da rodovia terá um custo estimado em R$ 7,5 bilhões. Segundo o governador, o processo de execução pode levar de três a quatro anos, sendo que diversos fatores, como a qualidade do solo, exigem atenção especial para evitar problemas futuros.

Etapas da construção da Via Mar

A Via Mar será dividida em lotes:

Lote 1

  • Extensão: 26,85 km
  • Trecho: do entroncamento da BR-101 em Joinville até a BR-280 em Guaramirim
  • Obras especiais: incluem quatro pontes e dois viadutos.

Lote 2

  • Extensão: 21,09 km
  • Trecho: do entroncamento da BR-280 em Guaramirim até a SC-415, próximo a Massaranduba e São João do Itaperiú
  • Obras especiais: duas pontes e um viaduto.

Lote 3

  • Extensão: 16,77 km
  • Trecho: entre a SC-415 e a SC-414, de Luis Alves a Navegantes
  • Obras especiais: duas pontes e oito contenções.

Lote 4

  • Extensão: 25,78 km
  • Trecho: de Luis Alves e Navegantes até o entroncamento da SC-486 em Itajaí
  • Obras especiais: quatro viadutos, quatro pontes e três contenções.

Trecho Remanescente

  • Extensão: 54,72 km
  • Trecho: do entroncamento da SC-486 em Itajaí até o Contorno Viário da Grande Florianópolis
  • Obras especiais: quatro viadutos, quatro pontes e três contenções.

A proposta é que a Via Mar tenha, em todos os trechos, faixas suficientes para garantir um tráfego mais seguro e eficiente para todos. E quem já enfrentou os engarrafamentos nessa parte do Estado vai entender o quanto essa obra é necessária para melhorar a qualidade de vida na região.

Rodrigo Peronti

Jornalista, pós-graduado em Comunicação e Semiótica, graduando em Letras. Já atuou como repórter, apresentador, editor e âncora em vários veículos de comunicação, além de trabalhar como redator e editor de conteúdo Web.

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